De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Encontro em Niterói resgata memória e resistência dos tupinambás

15/08/2024

Autor: Felipe Gelani

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com



Guanabara Pyranga reúne lideranças indígenas para destacar a história dos povos que viviam no entorno da Baía de Guanabara

Niterói será palco das primeiras atividades do encontro Guanabara Pyranga, reunindo mulheres, anciãs e lideranças tupinambás. Com o objetivo de resgatar a memória indígena do entorno da Baía de Guanabara, o evento vai oferecer atividades artísticas, oficinas e rodas de conversa. A abertura será na próxima sexta-feira (16), das 11h às 16h, com uma caminhada em Itaipu, a partir do Museu de Arqueologia, pelos sambaquis de Duna Grande e Duna Pequena, considerados os mais antigos sítios arqueológicos e cemitérios ancestrais indígenas do litoral brasileiro.

O encontro vai ter a presença da cacique Jamopoty Maria Valdelice, que destaca o evento como um símbolo de união e força coletiva.

- A lição mais importante que o encontro traz é a de não apagar a história viva dos nossos antepassados- afirma.

No dia 17, o Centro de Artes UFF recebe as atrações do encontro. Das 10h às 22h, serão exibidos gratuitamente curtas-metragens e shows de artistas indígenas. Também será possível participar de rodas de conversa e ouvir histórias.

O projeto é uma colaboração entre a Originárias Produções e o Mi Mawai, com apoio do Instituto Goethe, e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Nana Orlandi, fundadora do Mi Mawai e uma das idealizadoras do encontro, celebra o evento, que ocorre simultaneamente à volta do Manto Tupinambá ao Brasil. A relíquia sagrada, que estava na Europa desde o século XVII, simboliza a resistência e a cultura viva dos tupinambás.

- É uma honra essa aliança com o Originárias para esse encontro, em momento tão oportuno de mobilização e celebração do povo tupinambá em torno do retorno do parente-manto - resume Nana.

A inspiração para o nome vem da língua tupi-guarani.

- Guanabara significa "seio de onde brota o rio-mar". Pyranga, que significa "vermelho", exalta não só a cultura tupinambá, mas os demais povos da região - explica Renata Tupinambá, coidealizadora.

Os tupinambás possuíam mais de 80 aldeias no entorno da Baía de Guanabara, em municípios como Niterói, Maricá, Saquarema, Cabo Frio e São Gonçalo. Hoje, o povo é encontrado em maior número na Bahia e no Pará. (Felipe Gelani)

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2024/08/15/encontro-em-niteroi-resgata-memoria-e-resistencia-dos-tupinambas.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.