De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Ministério da Justiça cria sala de situação para monitorar tensão em Terra Indígena de Douradina

19/08/2024

Autor: Fábio Oruê

Fonte: Midiamax - midiamax.uol.com.br



Sala de Situação funcionará por 60 dias e poderá contar com a participação dos ministérios do Governo Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, criou uma Sala de Situação para monitorar, analisar e adotar providências sobre os conflitos envolvendo produtores rurais e indígenas na TI (Terra Indígena) Panambi - Lagoa Rica, em Douradina.

A portaria foi publicada nesta segunda-feira (19) e será coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Assim, terá representantes da Secretaria de Acesso à Justiça, Assessoria Especial do Ministro, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Essa Sala de Situação funcionará por 60 dias e poderá contar com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos e Cidadania e da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Tensão na Terra Indígena
Os relatos ocorrem desde meados de junho quando os indígenas da Panambi - Lagoa Rica começaram a retomar uma parte da TI - já demarcada desde 2011. Isso desencadeou ações truculentas e ataques armados de fazendeiros - com uso de armas de fogo e veículos pesados - e mais de 10 indígenas feridos.

Na Panambi - Lagoa Rica, os fazendeiros montaram um acampamento com tendas próximas às barracas dos indígenas para tentar conter os avanços da retomada da terra. Isso aumentou ainda mais a tensão no local.

Ministério dos Povos Indígenas destaca a instabilidade gerada pela lei do Marco Temporal (lei 14.701/23), além de outras tentativas de avançar com a pauta, como a PEC 48, para a tensão entre indígenas e fazendeiros.

A consequência é a incerteza jurídica sobre as definições territoriais que afetam os povos indígenas e a abertura para atos de violência que têm os indígenas como as principais vítimas.

https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2024/ministerio-da-justica-cria-sala-de-situacao-para-monitorar-tensao-em-terra-indigena-de-douradina/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.