De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Em visita ao Centro Audiovisual da Funai em Goiânia, cacique Raoni defende a importância de ampliar a divulgação da cultura indígena

23/08/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



O cacique Raoni Metyktire, 92 anos, defendeu que a divulgação da cultura indígena é uma forma de conquistar o respeito dos não indígenas. "Quem não conhece nossa cultura, não entende a gente e não nos respeita", afirmou o cacique, considerado uma das mais importantes vozes da resistência indígena no Brasil.

A declaração foi feita na terça-feira (21) durante visita ao Centro Audiovisual (CAud), em Goiânia (GO), espaço da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), gerido pelo Museu do Índio para valorizar a cultura indígena do país.

Em uma roda de conversa sobre direitos indígenas, promovida pelo CAud, Raoni criticou a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Para ele, a motivação dos defensores da tese é derrubar as florestas e negar a existência dos povos indígenas.

Além da roda de conversa, o cacique visitou a exposição Xingu:contatos, organizada pelo Instituto Moreira Salles. A seleção reúne cerca de 150 itens, entre filmes, obras e documentos. A mostra foi aberta na inauguração do CAud, em 11 de julho, e conta a história do povo do Xingu e sua produção audiovisual contemporânea.

Uma das imagens retrata o próprio Raoni em suas lutas pela demarcação de terras e preservação das florestas. Depois de apreciar a exposição, o cacique enfatizou que a juventude precisa visitar a mostra para conhecer o histórico de luta e resistência de quem veio antes dela.

Assessoria de Comunicação/Funai

Com informações do Museu do Índio

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/em-visita-ao-centro-audiovisual-da-funai-em-goiania-cacique-raoni-defende-a-importancia-de-ampliar-a-divulgacao-da-cultura-indigena
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.