De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Tabatinga, AM: inquérito do MPF apura obra de pontes em terra indígena

15/11/2024

Fonte: BNC - https://bncamazonas.com.br



O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação para garantir que a infraestrutura de transporte na Comunidade Indígena Belém dos Solimões, em Tabatinga (AM), seja adequada e segura.

Na última sexta-feira (8), o MPF instaurou um inquérito civil para acompanhar a construção de seis pontes de cimento pela prefeitura, que visa substituir as antigas pontes de madeira.

A medida surgiu após lideranças indígenas denunciarem a precariedade das vias e o risco das pontes deterioradas.

Embora a prefeitura tenha enviado fotos iniciais, o MPF não encontrou justificativas técnicas suficientes para a urgência da obra. Além disso, não havia laudo que comprovasse a necessidade das novas pontes de cimento, nem a omissão da prefeitura na manutenção das estruturas antigas.

Diante disso, uma reunião com a Funai e representantes locais revelou, por meio de registros fotográficos, o estado real das pontes de madeira.

Em resposta a essa situação, o MPF solicitou um laudo técnico assinado por engenheiro, conforme as normas da ABNT, para avaliar a segurança das pontes existentes.

Após inspeção no local, engenheiros da prefeitura confirmaram que as pontes de madeira estavam deterioradas e representavam riscos à população.

Com base no laudo, o MPF recomendou que a prefeitura iniciasse a construção das novas pontes de cimento no prazo de 180 dias.

Agora, o MPF acompanha de perto o cumprimento do prazo e a execução das obras.

https://bncamazonas.com.br/municipios/tabatinga-am-inquerito-do-mpf-apura-obra-de-pontes-em-terra-indigena/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.