De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Terra Indígena Pirititi, em Roraima, vai ter proteção até a conclusão da demarcação

08/12/2024

Fonte: OPI - https://povosisolados.org



Um acordo judicial firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), garantiu que a restrição de uso que legalmente protege a Terra Indígena Pirititi (RR) fosse prorrogada até a conclusão do processo de demarcação do território. A TI Pirititi é morada de indígenas isolados e está sendo intensamente invadida por madeireiros e grileiros.

As últimas duas restrições de uso eram válidas por apenas seis meses, tempo insuficiente para garantir a conclusão da demarcação e a retiradas dos invasores ilegais do território. Jair Bolsonaro, seus aliados do agronegócio e o atual presidente da Funai, Marcelo Xavier, têm tentado acabar com essas restrições de uso - isso poderia levar a destruição completa desses territórios e ao genocídio de povos indígenas isolados.

Os indígenas isolados da TI Pirititi estão cada vez mais cercados, o que ameaça a sua sobrevivência. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, até julho de 2021, foram desmatados 502,4 hectares no interior do território, o que equivale a cerca de 300 mil árvores derrubadas.

Após inúmeras ações da campanha "Isolados ou Dizimados" e decisão judicial homologando o acordo entre MPF e Funai, foi publicada no dia 18 de novembro a portaria que prorroga a restrição de uso do território, cumprindo parte do acordo. A outra parte do acordo é concluir a demarcação da terra no prazo de 3 anos. Vamos ficar de olho.

Essa é uma grande vitória para os isolados de Pirititi e demonstra que é possível a Funai garantir a renovação, até a conclusão da demarcação, de todas as restrições de uso que legalmente protegem terras de indígenas isolados - inclusive daquelas que ainda aguardam a criação dessa proteção.

https://povosisolados.org/terra-indigena-pirititi-vai-ter-protecao-ate-a-conclusao-da-demarcacao/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.