De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Kaká Werá vence o Jabuti em ano que celebra suas três décadas de literatura indígena

20/11/2024

Autor: Marcos Espíndola

Fonte: Ndmais - https://ndmais.com.br



E quem disse que não viria um Jabuti para Floripa? Escritor, ambientalista e ativista das causas indígenas Kaká Werá, que reside em Florianópolis, é o organizador do livro "Apytama - Floresta de Histórias" que foi o vencedor na categoria "Melhor Livro Juvenil" do Prêmio Jabuti, anunciado na terça-feira, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo.

É mais um reconhecimento no ano em que Kaká celebra suas três décadas de literatura.

"Apytama" reúne uma série de textos, entre contos, poesias, crônicas e ensaios, de autores de diferentes etnias brasileiras, como o próprio Kaká, além de Daniel Munduruku, Cristiano Wapichana, Márcia Kambeba, entre outros. A publicação saiu pela Editora Moderna com ilustrações do artista Digo Cardoso, de Chapecó.

Kaká Werá é uma das grandes vozes e escritas da cultura indígena na literatura contemporânea. Em agosto desse ano, durante o CONFLUIR Festival Multicultural, em Florianópolis, ele lançou dois livros ("Tekoa - A Arte do Bem Viver" e "Corre Cotia") e que celebram uma carreira literária e ativista de três décadas e reconhecida pela ONU e até pelo Dalai Lama.

Kaká Werá celebra 30 anos de pioneirismo na literatura indígena
Pertencente ao povo Tapuia, Kaká Werá é educador, terapeuta e escritor. Conhecido por suas obras literárias que promovem a cultura indígena, abordando questões ambientais e espirituais.

Desde sua estreia literária com "Todas as Vezes que Dissemos Adeus" em 1994, ele publicou 16 obras, algumas premiadas no Brasil e traduzidas internacionalmente. Além de escrever, Kaká recebeu prêmios internacionais por seu trabalho como empreendedor social. Ele participa de conferências globais, onde discute temas como espiritualidade, literatura, ecologia e valores humanos.

Eu conheci a obra de Kaká no final dos anos 1990 quando ele lançou o seu segundo livro "A Terra dos Mil Povos: História Indígena do Brasil Contada por um Índio". Desde então ele se tornou uma das vozes, textos e ideias mais necessárias no mundo e especialmente sobre a questão indígena no Brasil.

Com o prêmio de kaká, são três Jabutis para Santa Catarina nessa edição. O escritor e ilustrador blumenauense Guilherme Karsten levou os prêmios nas categorias "Melhor Livro Infantil" e "Melhor Ilustração" com a obra "Cabo de Guerra", produzida em parceria com Ilan Brenman. E ainda teve "Vão", livro do escritor Walter Maldonado, de Florianópolis, entre os cinco melhores do ano na categoria "Romance Estreante".

https://ndmais.com.br/literatura/kaka-wera-vence-jabuti-em-ano-que-marca-30-anos-de-literatura/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.