De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cineasta Takumã Kuikuro vai retratar cotidiano do território indígena do Xingu em série

27/12/2024

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Cineasta Takumã Kuikuro vai retratar cotidiano do território indígena do Xingu em série
'Nosso objetivo é mostrar que o indígena também tem profissão, que sabemos contar nossas histórias', diz ele

Mônica Bergamo

O cineasta Takumã Kuikuro deverá lançar em 2025 a série documental "Gente do Xingu". A produção, que começou a ser gravada no fim deste ano, acompanha xinguanos em suas atividades do dia a dia.

A ideia é retratar como é a vida no Território Indígena do Xingu, área de 2,8 milhões de hectares no Mato Grosso, uma faixa de transição entre o cerrado e a Amazônia. "Nosso objetivo é mostrar que o indígena também tem profissão, que sabemos contar nossas histórias e que queremos viver em paz com a floresta e os brancos", diz o cineasta, que faz parte do povo Kuikuru e cresceu na região.

A equipe que trabalha na série é formada majoritariamente por indígenas. "Para nós, Kuikuro, o cinema é uma forma de preservar nossas histórias, nossos cantos e a memória dos nossos antepassados. Também é um modo de mostrar ao mundo a força da nossa cultura e exigir respeito ao nosso povo e à floresta", prossegue ele.

O trabalho é uma coprodução entre a Xingu Filmes, o Coletivo Kuikuro de Cinema, Lamiré, Palmira Filmes e Olho-Pião Filmes.

Takumã Kuikuro dirigiu o documentário "As Hiper-Mulheres" (2011) e já foi premiado em festivais de cinema.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/12/cineasta-takuma-kuikuro-vai-retratar-cotidiano-do-territorio-indigena-do-xingu-em-serie.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.