De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Cacique Raoni pede a Lula sucessor que defenda pauta indígena na Presidência

04/04/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Cacique Raoni pede a Lula sucessor que defenda pauta indígena na Presidência
Líder indígena alfinetou presidente dizendo que precisou convidá-lo três vezes à região para que visita acontecesse

Karolini Bandeira

04/04/2025

Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Aldeia Piaraçu (MT) nesta sexta-feira, o Cacique Raoni pediu para o petista pensar em um sucessor que defenda as pautas indígenas na Presidência.

O encontro acontece seis meses após o cacique não ter sido atendido pelo presidente numa tentativa de encontro no Palácio do Planalto, em outubro.

- Quero aqui pedir para o senhor pensar no seu sucessor, que tem que ser o próximo presidente da República, para continuar com a forma do seu trabalho de proteger os povos indígenas e nossos territórios - declarou o cacique.

Durante o discurso, o líder indígena alfinetou Lula dizendo que precisou convidá-lo três vezes à aldeia para que a visita acontecesse.

- Quero falar para todos que eu estive pessoalmente com o presidente Lula convidando para ele vir para nossa aldeia, e ele me disse que viria, mas não veio. Eu encontrei com ele novamente e convidei mais uma vez, ele falou que viria, e não veio. Aí na terceira vez, falei: presidente, preciso que o senhor venha para minha aldeia, e agora ele está aqui - disse.

Ele também afirmou estar preocupado com a possibilidade de pesquisas para exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial.

- Eu estou sabendo que lá na Foz do Rio Amazonas, o senhor está pensando no petróleo que tem debaixo do mar. Eu penso que não. Essas coisas, na forma como estão, garantem que a gente tenha o meio ambiente e a terra com menos poluição. (...) Eu sei que tem riscos muito grandes e consequências que não vamos conseguir parar.

Lula passou a fazer pressão sobre o Ibama desde fevereiro para a liberação das pesquisas na região. Após prometer ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), destravar a proibição de pesquisas na Margem Equatorial, ele afirmou que o órgão ambiental "parece" atuar contra o governo.

- Não é que vou mandar explorar, eu quero que seja explorado. (...) O que não dá é ficar nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo e está parecendo que é um órgão contra o governo - disse Lula, em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá.

Lula visita Raoni
No evento de hoje, Lula condecorou o líder indígena com a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, oferecida a cidadãos brasileiros, instituições e estrangeiros em reconhecimentos aos serviços prestados à população.

Raoni é uma das principais vozes de defesa da Amazônia no mundo e reconhecido internacionalmente pela sua luta. Ele subiu a rampa com Lula na posse em 1o de janeiro de 2023.

- Já me encontrei com presidentes de todos os países, já me encontrei com imperador, todos os reis e rainhas. Mas nenhuma dessas pessoas que eu encontrei é mais importante que essa visita que estou fazendo aos povos indígenas do Xingu. Não existe na face da terra nenhum homem, presidente ou rei mais representativo que nosso querido Raoni - declarou Lula.

Em março do ano passado, durante uma agenda com Lula em Belém, o cacique foi homenageado com a Legião de Honra, a mais alta honraria da França, pelo presidente do país, Emmanuel Macron. Já em 2023, durante viagem ao Rio de Janeiro, Raoni criticou o presidente brasileiro pela demora do governo em atender às promessas feitas a ele no dia da posse, momentos antes de subir a rampa com o petista.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/04/04/lula-se-reune-com-cacique-raoni-em-aldeia-em-mato-grosso-seis-meses-apos-nao-recebe-lo-no-planalto.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.