De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas expulsam funcionários e ocupam subSemed em Castelo dos Sonhos

07/05/2025

Autor: Chellsen Carneiro

Fonte: Folha do Progresso - https://www.folhadoprogresso.com.br



Indígenas Kayapo da terra indígena Mekragnotire ocuparam nesta quinta-feira (7), a subSecretaria Municipal de Educação (subSemed), de Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira (PA), e expulsaram os funcionários, em protesto contra o não cumprimento de promessas feitas pelo prefeito eleito com apoio das comunidades indígenas.

Segundo os manifestantes, o prefeito havia prometido, ainda durante a campanha, melhorias significativas na educação indígena, como o início das aulas em fevereiro, regularização do transporte escolar e pagamento em dia dos salários dos professores. Contudo, passados vários meses, nenhuma das promessas foi cumprida.

A decisão de ocupar a subSemed partiu dos caciques locais. Os indígenas agora acampam no local e gravaram um vídeo enviado ao prefeito, alertando que, se não houver uma solução imediata, irão também ocupar a sede da Semed em Altamira.

Os manifestantes exigem respostas e providências do governo municipal, cobrando as melhorias prometidas e o respeito aos direitos das comunidades indígenas.

Em Nota,

A Prefeitura de Altamira, por meio da Subprefeitura de Castelo de Sonhos e da Secretaria Municipal de Educação, informa que houve um protesto em frente à Subsecretaria de Educação de Castelo de Sonhos na manhã de quarta-feira, 7 de maio. Devido a problemas na transição de gestão anterior, algumas comunidades foram prejudicadas pela falta de dados e documentos. As etnias Kayapó da Terra Indígena Menkragnoti, que eram atendidas por Guarantã do Norte (MT) até 2023, agora são atendidas por Altamira. A falta de documentos escolares e pessoais dificultou o início do ano letivo, e essa dificuldade ainda persiste. Isso motivou servidores e professores das escolas, muitos deles da própria etnia, a realizar o protesto. Cerca de 16 pessoas reivindicavam o pagamento dos trabalhos iniciados em abril de 2025. A gestão atual informou aos líderes e caciques que os pagamentos estão programados e serão realizados na folha de pagamento do dia 9 de maio, seguindo o cronograma correto após a entrega dos documentos pelos profissionais contratados. Por fim, o calendário escolar de 2025 será totalmente cumprido, minimizando os problemas herdados da gestão anterior e garantindo o melhor atendimento às comunidades.

https://www.folhadoprogresso.com.br/indigenas-expulsam-funcionarios-e-ocupam-subsemed-em-castelo-dos-sonhos-em-protesto-contra-descumprimento-de-promessas-do-prefeito/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.