De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MJSP autoriza uso da Força Nacional nas Terras Indígenas dos povos Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe na Bahia

23/04/2025

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública - https://www.gov.br/mj/pt-br/



MJSP autoriza uso da Força Nacional nas Terras Indígenas dos povos Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe na Bahia
Portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski prevê a atuação do efetivo para preservar a ordem pública e a segurança dos povos originários do extremo sul do estado

Brasília, 23/04/2025 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), nas Terras Indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hãe Hãe no extremo sul da Bahia. A portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski nesta terça-feira (22) prevê a atuação do efetivo na preservação da ordem pública, do patrimônio, e na garantia da segurança da comunidade tradicional.

As Terras Indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe enfrentam disputas pela delimitação do território, além da presença de grupos do crime organizado na região. A operação terá apoio logístico da Funai, a quem compete a parte de infraestrutura necessária ao trabalho da Força Nacional. Ainda segundo a portaria, o contingente disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do MJSP, em articulação com os órgãos de segurança pública do estado da Bahia e sob coordenação da Polícia Federal.

https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/mjsp-autoriza-uso-da-forca-nacional-nas-terras-indigenas-dos-povos-pataxo-e-pataxo-ha-ha-hae-na-bahia
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.