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O papel da indústria no combate à poluição plástica

18/06/2025

Autor: MARRA, Juliana

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



O papel da indústria no combate à poluição plástica
Problema exige ação conjunta de empresas, governo e sociedade, com ênfase na reciclagem e economia circular

18/06/2025

Juliana Marra
Diretora de Sustentabilidade da Unilever Brasil

A poluição plástica é a segunda maior ameaça ambiental, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), contribuindo para emissões de gases de efeito estufa e superando a capacidade de manejo.

Segundo o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano, e apenas cerca de 9% são recicladas globalmente. Enfrentar esse desafio exige ação conjunta de empresas, sociedade, governo e consumidores.

Embalagens são essenciais no mundo de hoje, mas precisamos repensá-las para reduzir impactos, desde sua produção, design e consumo até seu descarte.

Há mais de dez anos, a reciclagem de plástico no Brasil enfrentava grandes obstáculos. O material, leve e de baixo valor, não atraía catadores. A ausência de intermediários para transformá-lo em resina pós-consumo (PCR, na sigla em inglês) e o baixo custo da resina virgem tornavam o reaproveitamento inviável economicamente.

A solução veio com colaboração intersetorial. O programa Mãos pro Futuro, criado em 2006 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ampliou a reciclagem e melhorou a renda e condições de trabalho de catadores.

Atualmente, beneficia cerca de 200 organizações e quase 6.000 profissionais, tendo reciclado mais de 1 milhão de toneladas de resíduos.

Com iniciativas como essa, a Unilever e outras empresas investem em infraestrutura para cooperativas, capacitação em gestão e empreendedorismo para catadores, educação ambiental para consumidores e expansão de pontos de coleta.

Com esses esforços, atingimos um marco importante na Unilever: reciclamos 115% do peso das embalagens plásticas vendidas pelas nossas marcas no Brasil, superando a meta global com um ano de antecedência, sendo a primeira operação fora da Ásia a alcançar o feito.

Garantimos conformidade legal, trabalhista e ambiental com auditorias independentes e incentivamos o uso de PCR, que reaproveita o plástico em diversos fins de peças automotivas a embalagens da Unilever.

Hoje, 37% dos nossos frascos no Brasil usam plástico reciclado, promovendo economia circular, diminuindo o descarte incorreto e reduzindo emissões.

Em quatro anos, evitamos 57 mil toneladas de plástico virgem -o que impediu a emissão de quase 100 mil toneladas de gás carbônico. Globalmente, a Unilever reduziu o uso de plástico virgem em 23% desde 2019, rumo às metas de 30% até 2026 e 40% até 2028, reconhecidas pela Fundação Ellen MacArthur como referência no setor.

Com a COP30 no Brasil, o país assume o protagonismo nas discussões sobre poluição plástica e mudanças climáticas. Estamos comprometidos em liderar, de forma colaborativa, soluções inovadoras que gerem benefícios concretos para o meio ambiente e para a sociedade.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/papo-de-responsa/2025/06/o-papel-da-industria-no-combate-a-poluicao-plastica.shtml
 

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