De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Marina cobra compromisso ético para enfrentar as mudanças climáticas: 'temos as respostas técnicas'

17/06/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Marina cobra compromisso ético para enfrentar as mudanças climáticas: 'temos as respostas técnicas'
Conforme divulgado pela ministra do Meio Ambiente, o Balanço Ético Global busca complementar as avaliações técnicas com reflexões sobre as implicações éticas relacionadas às negociações climáticas

17/06/2025

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, junto a membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e da presidência da COP30, apresentaram nesta terça-feira (17) o Balanço Ético Global (BEG), um chamado mundial à ação climática rumo à Conferência do Clima que ocorre em Belém, no Pará, em novembro.

Inspirado no processo do primeiro Balanço Global do Acordo de Paris, que avaliou, em 2023, os avanços e desafios para a implementação do tratado climático, o Balanço Ético Global busca complementar as avaliações técnicas com reflexões sobre as implicações éticas relacionadas às negociações climáticas.

Durante a coletiva, Marina pontuou que as respostas técnicas para o enfrentamento à crise ambiental já existem e cobrou compromisso ético para enfrentar as mudanças climáticas.

- Costumo dizer que já temos praticamente todas as respostas técnicas para fazer o enfrentamento à mudança do clima e à perda de biodiversidade e, por que não dizer, aos problemas sociais graves. Precisamos do necessário compromisso ético para colocar nossa técnica e acelerar nossas decisões políticas com o objetivo de que façamos aquilo que, inclusive, já concordamos em fazer - disse a ministra.

O embasamento teórico foi obtido a partir de evidências científicas produzidas pela academia e pelos povos indígenas e comunidades tradicionais, alinhados à meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento médio do planeta a 1,5oC em relação aos níveis pré-industriais.

- Essa abordagem traz uma nova dimensão ética, após 10 anos de Paris, com a necessidade de incluir em nossas discussões o fato de que as mudanças tecnológica, econômica e do clima nos obrigam a reivindicar o comportamento humano neste planeta e o comportamento humano entre os humanos - enfatizou o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

Metodologia do BEG
O BEG enfatiza metas como triplicar a capacidade de energias renováveis, dobrar a eficiência energética e promover o fim dos combustíveis fósseis e do desmatamento. A iniciativa propõe estimular uma transição ecológica e justa nos modelos de produção e consumo, além de mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano em financiamento climático para apoiar países em desenvolvimento. No centro da proposta está a ideia de que mudanças duradouras só ocorrerão com transformações culturais e comportamentais coletivas, orientadas por valores éticos e humanos.

O Balanço Ético Global será composto por seis Diálogos Regionais envolvendo a sociedade civil de diferentes partes do mundo: América do Norte, América Latina e Caribe, África, Europa, Ásia e Oceania. O primeiro deles ocorre durante a Semana Climática de Londres, que será realizada de 21 a 29 de junho.


Os encontros reunirão líderes religiosos, artistas, representantes de povos indígenas, comunidades locais e afrodescendentes, jovens, cientistas, empresários, mulheres, formuladores de políticas públicas e ativistas.

Além dos encontros regionais, haverá Diálogos Autogestionados, conduzidos por sociedade civil e governos locais, seguindo a mesma metodologia. Cada região produzirá um relatório, e uma síntese será apresentada à Presidência da COP30. Os resultados também serão exibidos na Zona Azul da conferência, com vídeos, obras e produtos elaborados ao longo do processo.

https://oglobo.globo.com/brasil/cop-30-amazonia/noticia/2025/06/17/marina-cobra-compromisso-etico-para-enfrentar-as-mudancas-climaticas-temos-as-respostas-tecnicas.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.