De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Queremos que o fundo para florestas tropicais esteja operacional até a COP-30, diz Marina Silva

06/07/2025

Fonte: OESP - https://www.estadao.com.br/i



Queremos que o fundo para florestas tropicais esteja operacional até a COP-30, diz Marina Silva
Financiamento do fundo pode envolver um mix de recursos públicos e privados, disse a ministra do Meio Ambiente durante cúpula do Brics

06/07/2025

Célia Froufe, Laís Adriana e Daniela Amorim

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse neste domingo, 6, que o governo espera que até a COP-30, marcada para ocorrer em Belém (PA), em novembro, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) já esteja em operação. A informação foi adiantada ontem pela Broadcast.

De acordo com a ministra, que fala para a imprensa oficial do governo nesta manhã, momentos antes do início da cúpula do Brics, no Rio, o bloco dará "muita ênfase" ao financiamento climático em suas discussões.

No dia 3, o Estadão/Broadcast registrou que, além do comunicado do grupo, haverá também três declarações, uma delas sobre o clima, que está prevista para ser divulgada na segunda, 7

Assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra criticou a falta do financiamento prometido pelas grandes economias do globo para o segmento.

"Temos uma agenda, e um dos pontos (de dificuldade) é o dos meios de implementação", afirmou.

Entre os "gargalos", de acordo com ela, há ausência de financiamento na quantidade e constância necessárias.

Além disso, a ministra também citou a importância da transferência de tecnologia para ajudar países em desenvolvimento a fazerem suas transições. "A mudança do clima já está atingindo várias regiões e países", constatou.

Conforme Marina, o financiamento pode ser fruto de um mix de recursos públicos e privados.

O Brasil apresenta uma proposta para que, além de recursos públicos, o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre também receba financiamentos privados.

A expectativa, de acordo com a ministra, é a de que o TFFF possa mobilizar mais de US$ 150 bilhões para ajudar 70 países que têm florestas tropicais. Esses recursos, segundo ela, são para que possa haver "justiça climática".

O governo está trabalhando em mais medidas, como o fundo Clima Fundo Amazônia para chegar no desmatamento zero.

Sobre a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), chamado de Banco dos Brics, Marina disse que será preciso cada vez mais redirecionar os fluxos financeiros para agendas de enfrentamento à mudança do clima.

"Seja para corrigir os danos já causados, seja para reduzir as emissões e poder cortar o mal pela raiz. E a melhor forma de fazer isso é direcionar para que esses fluxos de investimentos possam ser na quantidade, na velocidade e na constância que a crise está exigindo."

https://www.estadao.com.br/internacional/brics-marina-silva-florestas-cop-30/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.