De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Relator mantém item que ignora riscos e exclui mineração de projeto de licenciamento ambiental

09/07/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Relator mantém item que ignora riscos e exclui mineração de projeto de licenciamento ambiental
Parecer do deputado Zé Vitor (PL-MG) pode ser votado na Casa até a próxima semana

09/07/2025

João Gabriel e Marianna Holanda

O relator na Câmara do projeto que flexibiliza e simplifica o licenciamento ambiental, o deputado Zé Vitor (PL-MG), manteve em seu parecer licença a projetos considerados estratégicos ao governo, que ignora riscos. Ele também deixou de fora mineração no texto, que foi protocolado no sistema da Casa nesta quarta-feira (9).

Os principais pontos polêmicos, como havia antecipado o Painel, foram mantidos. Dentre eles, essa licença estratégica apadrinhada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que pode beneficiar a exploração de petróleo na Foz do Amazonas.

Os dois dispositivos, a LAC (Licença por Adesão e Compromisso) e a LAE (Licença Ambiental Especial), respectivamente, são os principais focos de disputa dentro da proposta, questionados por ambientalistas.

A LAE permite que projetos considerados estratégicos pelo governo sejam autorizados por um processo simplificado e é criticada por ambientalistas por permitir interferência política e ignorar riscos ambientais.

O texto aprovado no Senado incluía o setor de mineração no novo licenciamento ambiental. Mas, no relatório de Zé Vitor, essa previsão foi retirada, voltando o texto original da Câmara. Desta forma, atividades ou empreendimentos do setor de grande porte e/ou alto risco ficarão sob as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Em outra frente, o relator retirou a isenção de licenciamento para locais em estado de calamidade pública. No texto aprovado no Senado, o dispositivo liberava da licença "obras e intervenções emergenciais ou realizadas em casos de estado de calamidade pública ou situação de emergência decretados por qualquer ente federativo".

Segundo interlocutores, o dispositivo tornava a autorização abrangente para qualquer obra em situação de calamidade, no entendimento do relator.

Com a exclusão, passa a valer o que havia sido aprovado na Câmara, que autoriza apenas a "obras e intervenções emergenciais de resposta a colapso de obras de infraestrutura, a acidentes ou a desastres".

O atual projeto tem apoio da bancada ruralista, mas é criticado duramente pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e por seus aliados, contrários sobretudo às duas licenças e ao esvaziamento de competência de órgãos federais.

Por outro lado, pastas como a Casa Civil, Agricultura e Minas e Energia defendem o texto como ele está.

A proposta surgiu na Câmara e já passou pelo Senado. Pode ser votado na Câmara até a semana que vem, última antes do recesso parlamentar.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/07/relator-mantem-item-que-ignora-riscos-e-exclui-mineracao-de-projeto-de-licenciamento-ambiental.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.