De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Mortes: Cacique, defendeu a educação de seu povo e viu a filha chegar à faculdade

12/07/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Mortes: Cacique, defendeu a educação de seu povo e viu a filha chegar à faculdade
Líder do povo tupinambá de Olivença, Rosevaldo de Jesus Carvalho teve papel importante nas retomadas de terras no litoral sul da Bahia

12/07/2025

Leonardo Fuhrmann

O cacique Rosevaldo de Jesus Carvalho descendia de antigos guerreiros de seu povo, os tupinambás de Olivença, que vivem no sul da Bahia, mas sua principal batalha foi pela educação de seu povo. Desde o final dos anos 1990, participou da criação do Conselho de Educação Indígena. Na época, percorria as aldeias de casa em casa para dar aulas para as crianças.

Para ele, a defesa da retomada das antigas terras dos indígenas precisava vir acompanhada de uma educação que conhecesse e respeitasse os valores culturais de seu povo. Esse movimento foi importante para conseguir a instalação das primeiras escolas estaduais indígenas dos tupinambás.

Ponto alto, a Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença foi fundada em 2006 e transformada no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença em 2014. Foi a primeira escola indígena do território. Outras unidades de educação tupinambá foram criadas depois dela no território.

A disputa por território se deu juntamente com a luta cultural. Antes considerados caboclos, os tupinambás de Olivença só haviam sido reconhecidos como indígenas pela Funai em 2001. A primeira demarcação oficial de suas terras só veio oito anos depois.

Além da liderança política, em razão da função de cacique, Rosevaldo era conhecido também como conselheiro, em especial dos mais jovens.

Como tinha problemas cardíacos, passava longas temporadas em tratamento, primeiro em São Paulo e depois em Salvador. Estes momentos eram usados para reforçar a ligação com os filhos, que geralmente o acompanhavam nessas viagens

A situação fazia também com que ele tivesse um olhar atento para a situação da saúde dentro das aldeias, para garantir que outros indígenas pudessem ter acesso ao mesmo tratamento que ele recebia.

Mesmo tendo deixado a posição de cacique, seguia participando das discussões comunitárias de seu povo, inclusive no Conselho Indígena Tupinambá de Olivença (Cito), organização que reúne todas as aldeias de seu povo.

No começo deste ano, seus conselhos e preocupação com a educação deram mais um resultado: sua filha Welly foi aprovada no curso de graduação em ciências humanas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É a primeira entre seus descendentes a fazer um curso superior.

Cacique Rose, como era conhecido, morreu em maio, aos 61 anos. Além de Welly, deixa os filhos Wallace, Wallaf, Welker, Wilker, Wevellyn e a neta Kimberllyn Sophia.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/07/mortes-cacique-defendeu-a-educacao-de-seu-povo-e-viu-a-filha-chegar-a-faculdade.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.