De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF investiga extinção de 18 escolas em territórios indígenas

15/08/2025

Fonte: Em Tempo - https://emtempo.com.br



O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar a extinção de 18 escolas localizadas em territórios indígenas na zona rural do município de Borba, em 2022. Segundo o MPF, o fechamento das unidades ocorreu sem o consentimento prévio dos povos tradicionais, afetando diretamente comunidades como a Aldeia Fé em Deus, Igarapé do Inaiá, Comunidade São Francisco e Comunidade Puru Grande.

A investigação foi aberta pelo procurador da República Fernando Merloto Soave, com base no término do prazo de um procedimento preparatório que já apurava a desativação das escolas. As unidades teriam sido extintas durante o segundo semestre letivo de 2022, sem medidas para assegurar a conclusão do calendário escolar, o que, segundo o MPF, resultou na privação do direito à educação de diversas crianças indígenas.

Além disso, o inquérito considera denúncia apresentada por Talissa Silva, que relata a extinção das 18 escolas, a suposta criação fictícia de quatro novas unidades, simulações de reformas em outras duas escolas e a desativação de uma escola indígena sem notificação prévia às comunidades afetadas.

"As comunidades afetadas pela evasão escolar estão localizadas na zona rural e incluem a Aldeia Fé em Deus, o Igarapé do Inaiá, a Comunidade São Francisco e a Comunidade Puru Grande. O fechamento das unidades ocorreu de forma irregular, sem o consentimento prévio dos povos indígenas", aponta um trecho do documento do MPF.

De acordo com o procurador, será necessário dar continuidade às diligências para investigar os fatos relatados, especialmente no que diz respeito à educação indígena e aos direitos dos povos tradicionais.

"A Constituição Federal de 1988 reconhece aos indígenas sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, cabendo à União proteger e fazer respeitar todos os seus bens", afirmou o procurador no despacho que fundamenta a abertura do inquérito.

https://emtempo.com.br/421075/politica/mpf-investiga-extincao-de-18-escolas-em-territorios-indigenas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.