De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Nota de repúdio do Cimi Regional Norte 2 às ações de espionagem do governo do estado do Pará

22/08/2025

Fonte: Cimi - https://cimi.org.br



O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte 2, que abrange os estados de Amapá e Pará, vem a público manifestar a sua indignação diante das denúncias de espionagem por parte do governo do estado do Pará contra lideranças indígenas que ocuparam o prédio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), em Belém, durante a mobilização em defesa da educação escolar indígena ocorrida entre os meses de janeiro e fevereiro de 2025.

Reportagem do jornalista Adriano Wilkson para o site Jota.info, publicada no dia 18 de agosto, revelou que o monitoramento dessas lideranças se deu logo a partir de seu deslocamento em direção à sede da Seduc e, ainda mais grave, com uso da estrutura do Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). Ressalte-se, ainda, que o Programa é uma parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o governo do estado, e tem por objetivo oferecer proteção a defensoras e defensores de direitos humanos, comunicadoras e comunicadores e ambientalistas em eventuais situações de risco, vulnerabilidade ou ameaças em decorrência da atuação em defesa desses direitos. Sem qualquer previsão legal e em notório desvio de seus propósitos, o PPDDH teria sido usado para cercear justamente aquilo a que se propõe, ou seja, a garantia aos defensores de direitos humanos da continuidade plena de sua atuação social e política.

A ocupação do prédio da Seduc pelas lideranças indígenas, por pouco mais de um mês, impôs uma fragorosa derrota ao governo do estado do Pará, obrigando a Assembleia Legislativa (Alepa) a revogar a Lei ordinária no 10.820 de 19 de dezembro de 2024, que previa o desmonte do sistema educacional presencial para escolas indígenas. À época da mobilização, as lideranças acusaram o governador Helder Barbalho de divulgar notícias falsas contra o movimento indígena, o que levou o Ministério Público Federal (MPF) a instaurar uma investigação. No curso desse trabalho, o delegado Carlos André Viana, chefe do Setor de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, prestou depoimento e revelou detalhes de uma espionagem feita por meio de pessoas que, a partir da estrutura do PPDDH, atuaram como "colaboradores", infiltrando-se na mobilização desde sua saída para Belém e durante a ocupação do prédio da Seduc. O caso é grave também porque coloca em xeque a confiabilidade do PPDDH no estado do Pará.

O Cimi Regional Norte 2 manifesta seu repúdio a essa tentativa de intimidação e cerceamento do direito dos povos indígenas de protestar e denunciar práticas que ameaçam e violam seus direitos - tais como ao de uma educação escolar indígena plenamente autônoma e diferenciada - e defende a continuidade da apuração desta denúncia.

Belém, 21 de agosto de 2025

Conselho Indigenista Missionário - Cimi Regional Norte 2

https://cimi.org.br/2025/08/nota-repudio-espionagem-para/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.