De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF investiga construção de estrada dentro da Terra Indígena Parque do Xingu em MT

31/07/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



MPF investiga construção de estrada dentro da Terra Indígena Parque do Xingu em MT
De acordo com o inquérito, as obras não possuíam licença ambiental e teriam causado danos à vegetação nativa.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar a construção de uma estrada de 143 km dentro da Terra Indígena Parque do Xingu, em Querência, a 912 km de Cuiabá. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial nessa quarta-feira (30), as obras teriam causado danos ambienteis e não teriam licença.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Querência, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

O inquérito aponta que a estrada foi construída em uma área de preservação, infringindo normas ambientais e leis que protegem terras indígenas.

Segundo a portaria assinada pelo procurador Gabriel Infante Magalhães Martins, as obras da estrada conhecida como 'Ilha Grande-Aiha', que dá acesso à Aldeia Ilha Grande, provocaram danos em cerca de 143 hectares de vegetação nativa.

Conforme um relatório realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o desmatamento resultou em um auto de infração contra a Prefeitura, no dia 12 de fevereiro, além de multa no valor de R$ 500,5 mil.

O procedimento tramita na 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e o caso segue em investigação.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/07/31/mpf-investiga-construcao-de-estrada-dentro-da-terra-indigena-parque-do-xingu-em-mt.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-mobile&utm_campaign=materias
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.