De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Comunidades indígenas de Roraima enfrentam isolamento por causa das chuvas

02/08/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Comunidades indígenas de Roraima enfrentam isolamento por causa das chuvas
Governo Federal reconheceu situação de emergência na região.

As chuvas fortes no norte de Roraima isolaram comunidades indígenas e levaram o Governo Federal a reconhecer situação de emergência.

Para chegar à comunidade Morro, os indígenas enfrentam a correnteza. A água bate na cintura. O transporte não chega até na comunidade. Motivo: muita chuva, igarapé cheio, ponte no fundo.

A comunidade Morro fica no município do Uiramutã, a 314 quilômetros de Boa Vista.

A cheia dos rios isolou 60% da população indígena das comunidades. E destruiu pontes, como esta, por onde passava o transporte escolar.

Estas pontes e estradas são fundamentais esses indígenas aqui do Uiramutã. É por onde eles têm acesso a saúde, educação e escoam a produção agrícola das comunidades. Por isso, a falta delas representa um prejuízo muito grande.

Na comunidade Flexal, parte da produção de feijão, milho e mandioca está em risco.

"Como é que nós vamos vender nossa produção? Todo mundo precisa dessa estrada, a via, as pontes que estão caindo", conta Abel Barbosa, líder da comunidade Flexal.

A Defesa Civil do estado afirmou que numa ação conjunta com a Prefeitura realizou uma vistoria técnica para levantamento de dados e avaliação dos danos e prejuízos. Que aguarda parecer das Secretarias Municipais de Obras e de Agricultura.

Que equipes técnicas de manutenção viária já realizavam trabalhos de recuperação da estrada principal de acesso e que segue prestando todo apoio necessário.

A prefeitura do Uiramutã não se manifestou, mas já havia declarado situação de emergência, reconhecida pelo Governo Federal.

Os moradores da comunidade Makuken aguardam ajuda. A água do rio destruiu a maior parte da roça de mandioca usada pra fazer farinha, conhecida no local como maniva.

"Está morrendo a maniva, isso deixou nós e as comunidades preocupadas porque daqui pra frente vai faltar farinha pra eles", lamenta Claudio Souza, líder da comunidade Makuken.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/08/02/comunidades-indigenas-de-roraima-enfrentam-isolamento-por-causa-das-chuvas.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.