De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Países amazônicos reafirmarão seu apoio a fundo para proteger as florestas do mundo

21/08/2025

Autor: Catalina Sanabria

Fonte: Info Amazonia - https://infoamazonia.org



Em novembro deste ano, durante a COP30, será apresentado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), um mecanismo financeiro para proteger as florestas presentes em cerca de 70 países.

Nesta sexta-feira (22), os oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela - assinarão uma declaração conjunta em apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), um mecanismo de financiamento voltado às florestas tropicais do planeta.

A medida, impulsionada por Colômbia e Brasil, será realizada durante a Cúpula Amazônica, em Bogotá, e contará com a participação de autoridades de países da região, entre eles os presidentes Lula, Gustavo Petro (Colômbia) e Luis Arce Catacora (Bolívia).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a declaração conjunta em apoio ao TFFF é uma estratégia diplomática para ampliar o alcance do novo fundo, que pode arrecadar cerca de US$ 125 bilhões (cerca de R$ 684 bilhões) em recursos públicos e privados, a serem reinvestidos em ações de preservação florestal.

O projeto do TFFF foi apresentado pelo governo brasileiro durante a COP28, em Dubai, como um mecanismo inovador de pagamentos em larga escala, previsíveis e baseados em resultados, destinado a países com florestas tropicais, com o objetivo de manter e ampliar a cobertura florestal. A expectativa é que o fundo seja lançado oficialmente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada no Brasil em novembro deste ano.

Acreditamos que o fundo representa uma solução ousada, inspiradora e extremamente promissora. O TFFF oferece uma oportunidade para que o Norte e o Sul globais trabalhem juntos, como uma coalizão de esperança e determinação em um mundo cheio de incertezas", afirmou Ed Miliband, secretário de Estado para Energia e Mudança do Clima do Reino Unido, durante a Semana de Ação Climática de Londres, realizada há algumas semanas.

O TFFF oferece uma oportunidade para que o Norte e o Sul globais trabalhem juntos, como uma coalizão de esperança e determinação em um mundo cheio de incertezas.

Ed Miliband, secretário de Estado para Energia e Mudança do Clima do Reino Unido
No evento, na capital britânica, diversos países potenciais financiadores do TFFF - como Reino Unido, Noruega e Emirados Árabes Unidos -, além de nações com florestas tropicais aptas a receber pagamentos por sua conservação - como Colômbia, Peru, República Democrática do Congo, Indonésia e Gana - manifestaram interesse e apoio à iniciativa.

Este texto é publicado graças a uma parceria entre El Espectador e InfoAmazonia, com o apoio da Amazon Conservation Team.

Imagem de abertura: Floresta úmida tropical no departamento de Guaviare, na Amazônia colombiana. Foto: Catalina Sanabria/El Espectador

https://infoamazonia.org/2025/08/21/paises-amazonicos-reafirmarao-seu-apoio-a-fundo-para-proteger-as-florestas-do-mundo/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.