De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Povos do Vale do Javari aguardam ações concretas

23/08/2025

Fonte: A Critica - https://www.acritica.com



A presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) E do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, e do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (STJ-AM), Jomar Fernandes, no Vale do Javari constitui-se em momento de relevância.

Trata-se de uma região de fronteira estratégica, no Alto Solimões, sob ataques recorrentes com fortes danos aos povos indígenas e comunidades tradicionais que nela habitam. É um pedaço do Brasil onde a presença efetiva e ampla do estado brasileiro está sendo reivindicada há muito anos. Organizações criminosas ocuparam espaços e passaram a comandar uma série de serviços.

Que a visita, no dia 22, e as reuniões resultem em ações concretas e de permanência aprofundando e qualificando a presença do judiciário na região. Representantes de organizações indígenas, de mulheres indígenas e povos indígenas do Vale do Javari, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participaram dos encontros, o que possibilitou às autoridades públicas uma escuta direta das reivindicações e do drama vivido por essa população.

O Vale do Javari na atual realidade representa o quanto a Amazônia é secundarizada e, mesmo ignorada, pelos poderes constituídos. Quando não são tomadas medidas descabidas que tentam promover a militarização e, com ela, sérios desajustes, é a presença frágil que se prevalece. Os poderes executivo, legislativo e judiciário teriam que organizar, a partir da escuta dos povos e das representações das instituições locais, um tipo de pacto capaz de gerir programa potente na região assegurando iniciativas que garantam a integridade dos povos e das comunidade, da floresta, dos rios, à saúde, à educação, às culturas do lugar.

Os visitantes são autoridades que comandam instâncias máximas da Justiça e tiveram, nessa missão, a oportunidade de aprender e de sentir o que é o complexo do Vale do Javari. Levam de volta a Brasília marcas dessa imersão, dos contatos feitos e da pauta a eles apresentada. Poderão iniciar outro movimento de sensibilização e de tomada de decisão que representem um passo à frente na maneira como essa parte mais profunda do Amazonas e da tríplice fronteira o Alto Solimões é tratada.

https://www.acritica.com/opiniao/povos-do-vale-do-javari-aguardam-ac-es-concretas-1.381759
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.