De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Povos indígenas isolados sob ameaça no Peru após rejeição da reserva Yavari Mirim, na região de Loreto

05/09/2025

Fonte: OPI - https://povosisolados.org/



Povos indígenas isolados sob ameaça no Peru após rejeição da reserva Yavari Mirim, na região de Loreto

Organizações indígenas regionais consideram decisão um atentado contra a Amazônia e os direitos humanos dos povos em isolamento

Em decisão do último dia 4 de setembro, a Comissão Multissetorial para Povos Indígenas em Isolamento e Recente Contato do Peru rejeitou a criação da Reserva Indígena Yavarí Mirim, que protegeria grupos isolados na região de Loreto, na Amazônia peruana. Organizações indígenas da região classificaram a decisão como um retrocesso histórico em direitos humanos e um atentado à própria Amazônia.

A Comissão, que decide sobre a criação de áreas protegidas para os grupos em isolamento, é composta por representantes de várias esferas do governo peruano e rejeitou por oito votos contra e cinco a favor a criação da reserva, ignorando mais de 20 anos de luta dos povos indígenas e 113 evidências antropológicas que confirmavam a presença dos grupos isolados na área.

Os votos contrários foram dos Ministérios da Agricultura, do Interior e da Defesa do Peru, do governo regional de Loreto e das municipalidades de Mariscal, Ramón Castilla, Requena e Maynas. A votação se deu sob intensa pressão política. Tramita no Congresso peruano uma proposta para permitir ao parlamento que revise, reduza e até extinga terras indígenas em nome do desenvolvimento nacional.

A Aidesep (Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Selva Peruana) e a Orau (Organização Indígena da Aidesep na Região de Ucayali) afirmam que a decisão desconsiderou provas contundentes da presença dos grupos isolados como malocas, utensílios, fogueiras. Os povos em isolamento na área são Matsés, Matis, Korubo, Kulina-Pano e Tavakina (conhecidos como flecheiros). Além das pressões políticas, pesou também a proposta do Serviço Nacional Florestal e de Fauna Silvestre que pretende abrir a região para exploração madeireira através de concessões florestais.

As associações criticaram a ausência de representantes, na reunião que definiu o destino do Yavarí Mirim, dos Ministérios da Saúde, Educação e Ambiente, que deixaram de cumprir seus deveres de salvaguardar direitos fundamentais. "Com a decisão, os povos em isolamento ficam mais vulneráveis a ameaças como o narcotráfico, o desmatamento e a invasão de seus territórios", disseram as organizações indígenas, que apontam o risco de extermínio de grupos inteiros.

As organizações indígenas do Peru denunciaram o estado peruano por ter priorizado interesses econômicos e criminosos no lugar dos direitos humanos. "Se trata de um retrocesso histórico e um atentado contra a Amazônia e seus povos originários", disseram em pronunciamento conjunto a Aidesep, a Plataforma do Corredor Territorial Yavarí Tapiche, a Conap (Confederação das Nacionalidades Amazônicas do Peru) e a Orpio (Organização Regional dos Povos Indígenas do Oriente).

https://povosisolados.org/povos-indigenas-isolados-sob-ameaca-no-peru-apos-rejeicao-da-reserva-yavari-mirim-na-regiao-de-loreto/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.