De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Encontro no Acre fortalece articulação com lideranças indígenas ao apresentar reestruturação da Funai

15/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



om a reestruturação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a autarquia indigenista tem passado por uma série de mudanças em sua estrutura administrativa, tanto na sede em Brasília, quanto nas suas unidades regionais pelo Brasil. Para esclarecer sobre o novo funcionamento e fortalecer a articulação institucional com associações e lideranças indígenas a fim de subsidiar o planejamento de ações, a Coordenação Regional da Funai em Juruá (CR-JUR), no estado do Acre, realizou uma reunião no dia 26 de agosto, em Cruzeiro do Sul (AC), com lideranças e associações indígenas da região.

No encontro, as lideranças tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e tirar dúvidas sobre o funcionamento da nova estrutura. Entre as demandas apresentadas estiveram proteção territorial e vigilância para coibir invasões; segurança nas comunidades; controle de acesso a terras indígenas; combate ao uso abusivo do álcool, entre outras.

Também foram discutidas a atualização dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs), o fortalecimento da atuação interinstitucional e de Unidades Técnicas Locais (UTLs) nos municípios de abrangência e demais solicitações de ordem administrativa no âmbito da CR-JUR.

"Reuniões como essa são espaços de ação conjunta com os povos indígenas para planejar as ações da Funai a serem executadas nos territórios", ressaltou a coordenadora regional da Funai em Juruá, Edna Yawanawa, sobre a importância do diálogo com as lideranças. Edna é indígena do povo Yawanawa e é uma das dez mulheres indígenas titulares de Coordenações Regionais (CRs) da Funai e a primeira mulher a assumir a função de coordenadora regional em Juruá.

Além das lideranças indígenas da região, o encontro contou o apoio da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ) e participação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Juruá e do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi).

Protagonismo indígenahttps://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/encontro-no-acre-fortalece-articulacao-com-liderancas-indigenas-ao-apresentar-reestruturacao-da-funai
Pela primeira vez em 57 anos, a Funai é presidida por uma mulher indígena, Joenia Wapichana, o que representa uma conquista histórica para os povos indígenas, os quais ganharam espaço na instituição, desde 2023, para reconstruir a política indigenista. Além disso, a Funai passa por uma reestruturação que visa fortalecer a instituição, o protagonismo e a autonomia indígena, como também romper com o paradigma de tutela, antes exercido pela autarquia no passado, para que União, estados, Distrito Federal e municípios possam executar a política indigenista junto aos povos indígenas.

Fortalecimento Institucional
O Governo Federal publicou um decreto que reestrutura a Funai, com um aumento de 30% em sua estrutura, visando fortalecer a autarquia e os direitos dos povos indígenas. Para adequar o quadro de funcionários à nova estrutura, o número de cargos comissionados foi ampliado de 1.070 para 1.247. Além disso, 502 vagas foram aprovadas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 30% delas reservadas para candidatos indígenas. O decreto entrou em vigor em 4 de setembro.

No ano passado, os servidores também alcançaram uma conquista histórica com a criação da carreira indigenista e o Plano Especial de Cargos da Funai, previstos na Lei 14.875/2024.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/encontro-no-acre-fortalece-articulacao-com-liderancas-indigenas-ao-apresentar-reestruturacao-da-funai
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.