De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

VIII ASSEMBLEIA GERAL DA T.I. RAPOSA SERRA DO SOL ENCERRA COM ELEIÇÃO DA NOVA COORDENAÇÃO E APROVAÇÃO DE DELIBERAÇÕES FINAIS

11/09/2025

Fonte: CIR - https://www.cir.org.br



Após três dias de intensos debates sobre temas como monitoramento e vigilância territorial, garimpo ilegal, turismo, criação de cooperativas e projetos de agricultura sustentável, a VIII Assembleia Geral da T.I. Raposa Serra do Sol encerrou nesta quarta-feira (10).

Um dos pontos de destaque foi a eleição da nova coordenação geral da T.I., após o fim do mandato do coordenador Arizona Menandro e do vice-coordenador Fabiano Paulino.

"Agradeço pela confiança de todos e pelo apoio durante esses dois anos à frente da coordenação. Sigo aqui no movimento e na minha região, construindo meu legado", afirmou Menandro.

Após a eleição, assumiram os cargos de coordenador geral Luiz Hernandes, da comunidade Raposa II, região Raposa, município de Normandia, e de vice-coordenadora Linda Lima da Silva, da comunidade São Matheus, região Serras, município de Uiramutã. A posse foi realizada de maneira tradicional, com cantos e danças do parixara, além da entrega do feixe de varas à nova coordenação, símbolo da união e resistência dos povos indígenas. Ambos agradeceram a confiança das lideranças e reforçaram o compromisso em atuar pela defesa do território.

"Nós nos comprometemos a seguir o legado das lideranças que nos antecederam, principalmente na defesa do nosso território. Tentaremos estar presentes nas quatro regiões para acompanhar de perto as demandas das mesmas", expressou a nova coordenação.

Seguindo o rito final, foram aprovadas e deliberadas propostas discutidas ao longo da assembleia, como o etnoturismo na T.I. Raposa Serra do Sol, cooperativas e associações indígenas.

Outro debate importante foi sobre a criação da nova região denominada Alto Miang, com oito comunidades localizadas na faixa de fronteira Brasil/Venezuela. A discussão, que perdurava por dois anos, foi levada à votação, e as lideranças decidiram, com 71 votos, não aprovar a criação da nova região.

A continuidade da elaboração do regimento da T.I. Raposa Serra do Sol também foi aprovada, com a formação de uma comissão para desenvolver o documento. O seminário estadual voltado para os Agentes Territoriais Indígenas (ATAIs), Grupo de Proteção e Vigilância Territorial Indígena (GPVTI), brigadistas, comunicadores e operadores em Direito Indígena também foi discutido e aprovado, ficando pendente o anúncio do local e da data do evento.

Por unanimidade, as lideranças aprovaram ainda a ação conjunta entre as regiões para retirada dos garimpeiros da T.I. Raposa Serra do Sol, com datas, locais e estratégias a serem definidos.

Ao final, a carta construída coletivamente durante a assembleia foi lida e aprovada. O documento, assinado pelas lideranças, é direcionado aos órgãos de fiscalização, à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), ao Ministério Público Federal (MPF), ao Governo Federal e a outras instituições. A carta contém denúncias referentes ao garimpo ilegal.

As denúncias relatam que o garimpo ilegal tem causado devastação ambiental irreversível, como desmatamento, contaminação por mercúrio e aliciamento de jovens indígenas. As lideranças pedem a criação imediata de uma Casa do Governo específica para a T.I. Raposa Serra do Sol, com presença permanente de órgãos competentes.

O fortalecimento e o apoio institucional às ações de monitoramento territorial, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de proteção das terras indígenas também foram reivindicados.

Na área da saúde e educação, a carta denuncia o descaso com o povo Ingarikó, que há décadas está desassistido pelo Estado brasileiro e privado de direitos básicos nessas áreas.

A assembleia é o órgão máximo de deliberações e faz parte da organização social dos povos indígenas das regiões Surumu, Raposa, Baixo Cotingo e Serras, que compõem a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

A próxima Assembleia Geral da T.I. Raposa Serra do Sol será realizada de 7 a 11 de setembro de 2026, na comunidade Camará, região Raposa, município de Normandia.

https://www.cir.org.br/post/viii-assembleia-geral-da-t-i-raposa-serra-do-sol-encerra-com-eleicao-da-nova-coordenacao-e-aprovacao-de-deliberacoes-finais
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.