De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF instaura procedimento para garantir consulta a indígenas sobre projeto da Ferrogrão em Mato Grosso

04/09/2025

Autor: Arthur Santos da Silva

Fonte: Olhar jurídico - https://www.olharjuridico.com.br/



MPF instaura procedimento para garantir consulta a indígenas sobre projeto da Ferrogrão em Mato Grosso
2-3 minutos

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento do direito à Consulta Prévia, Livre e Informada (CLPI) das comunidades indígenas de Mato Grosso no processo de implantação da Ferrovia EF-170, conhecida como Ferrogrão.

A portaria foi publicada nesta terça-feira (2), pela Procuradoria da República no município de Sinop. De acordo com o documento, o procedimento tem como objetivo fiscalizar os processos em trâmite na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) relacionados ao empreendimento, assegurando que sejam respeitadas as garantias previstas na Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata dos direitos dos povos indígenas e tribais.

A procuradora da República Ludmila Bortoletto Monteiro, responsável pela portaria, destacou que cabe ao MPF zelar pelo respeito aos direitos das populações indígenas. "O procedimento administrativo é o instrumento adequado para acompanhar de forma continuada políticas públicas ou instituições, bem como embasar outras atividades relacionadas à tutela de interesses coletivos e difusos", apontou.

O procedimento ficará vinculado à 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, com prazo inicial de um ano para conclusão. Segundo a portaria, as diligências necessárias já foram determinadas em despacho interno.

O debate sobre a Ferrogrão envolve comunidades tradicionais que podem ser impactadas pela construção da ferrovia, prevista para ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA), considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste.

https://www.olharjuridico.com.br/noticias/exibir.asp?id=60383&noticia=mpf-instaura-procedimento-para-garantir-consulta-a-indigenas-sobre-projeto-da-ferrograo-em-mato-grosso&edicao=1
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.