De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MTE resgata trabalhador indígena e filho adolescente em Minas Gerais

18/09/2025

Fonte: MTE - https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/



MTE resgata trabalhador indígena e filho adolescente em Minas Gerais
O trabalhador de descendência Xacriabá e a família foram encontrados em situação análoga à escravidão na zona rural de Montes Claros

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, realizou no dia 16 de setembro uma ação de combate ao trabalho escravo que resultou no resgate de um trabalhador e de seu filho adolescente de 13 anos em situação de trabalho análoga à escravidão na zona rural de Montes Claros (MG), na comunidade de São Pedro das Garças. O trabalhador e a família são naturais do Mato Grosso.

Segundo informações dos auditores-fiscais do Trabalho, o trabalhador, de etnia indígena Xacriabá, estava acompanhado da esposa e de cinco filhos, com idades de 1, 4, 8, 10 e 13 anos. A família, oriunda da região Centro-Oeste, foi atraída para Montes Claros por falsas promessas de moradia confortável e cesta básica.

Toda a família era mantida em condições degradantes. Além do pai, o filho de 13 anos também trabalhava. Nenhum deles foi submetido a exames médicos ocupacionais, admissionais ou periódicos; não receberam equipamentos de proteção individual (EPI) ou vestimentas adequadas; não tiveram acesso a treinamentos; não foram registrados em carteira e nunca tiveram suas CTPS anotadas. Trabalharam sempre na completa informalidade. Os salários combinados não foram pagos, não houve recolhimento de FGTS nem contribuição previdenciária. A única renda vinha de programas sociais do governo federal.

Conforme a equipe de fiscalização, o trabalhador realizava atividades de manutenção da propriedade rural, como limpeza, capina manual, roçada, além de cuidar do gado e vigiar a fazenda.

Também foi constatado que o empregador não fornecia água potável - a disponível era salobra. A família vivia em uma casa cedida pelo fazendeiro, sem estrutura adequada, em condições insalubres e precárias. Dormiam em colchões sujos no chão, passavam fome, com apenas um pacote de arroz e outro de trigo para alimentação, e não tinham assistência médica. As crianças estavam fora da escola e sem acesso a posto de saúde; a vacinação da filha mais nova estava atrasada por essa razão.

Após o resgate, a família foi encaminhada a uma casa de abrigo por representantes do município, para início do processo de reinserção social. O empregador foi notificado a pagar as verbas trabalhistas devidas no prazo de dez dias.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2025/setembro/mte-resgata-trabalhador-indigena-e-filho-adolescente-em-minas-gerais
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.