De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

"Mudança climática vai atingir diretamente o futuro das crianças", alerta Leonardo Werá Tupã em evento pré-COP

30/09/2025

Fonte: YVYRUPA - https://www.yvyrupa.org.br



Liderança Guarani reforçou a importância da demarcação de Terras Indígenas para a preservação ambiental e destacou o papel dos povos originários como guardiões da floresta.

No último sábado (27), o Coordenador Tenondé Leonardo Werá Tupã participou da mesa "Dos Territórios à COP30: A Voz dos Povos Indígenas pelo Futuro do Planeta", realizada na sede do Impact Hub, em Florianópolis (SC). A atividade integrou a programação do evento "De Floripa a Belém: Os povos originários defendem nossos biomas na COP das Crianças", iniciativa que busca ampliar o protagonismo dos povos indígenas e das crianças na luta contra a crise climática.

O encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre lideranças indígenas, pesquisadores, comunicadores e representantes da sociedade civil, em um diálogo sobre representatividade, preservação dos biomas e a urgência de soluções climáticas inclusivas. Conhecido como a "COP das Crianças", o evento faz parte de uma série de ações preparatórias para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Durante sua participação, Leonardo destacou a urgência da preservação ambiental como uma responsabilidade imediata, especialmente quando se pensa nas futuras gerações. "Se não tivermos a preocupação com o hoje, no futuro a tendência é piorar o clima do nosso planeta. Tudo isso é preocupante, pois tem relação com as nossas crianças e com como elas vão passar por isso no futuro", afirmou.

O coordenador também reforçou a importância da demarcação das Terras Indígenas como medida essencial para o equilíbrio climático e para a garantia de um futuro saudável. Segundo ele, pesquisas científicas comprovam que os Territórios Indígenas são as áreas mais preservadas do país. "A demarcação de Terra Indígena contribui para a conservação, para ter clima mais saudável. Os povos indígenas são guardiões da floresta. Se não tivesse a demarcação de Terras Indígenas, muitos lugares já estariam devastados", destacou.

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Socioambiental (ISA), as Terras Indígenas nos biomas Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal estão, em média, 31,5% mais preservadas do que áreas fora desses territórios. No caso da Mata Atlântica, por exemplo, a porcentagem média de vegetação original preservada dentro das Terras Indígenas chega a 53,7%.

Além da mesa, a programação do evento incluiu debates sobre o papel das Unidades de Conservação em tempos de emergência climática e os desafios de construir narrativas comunicacionais. Houve ainda atividades de educação ambiental voltadas para crianças, apresentações culturais e o lançamento da exposição Amazônia em Cena, que reforça o papel do Centro como espaço de cultura e economia criativa.

A iniciativa foi organizada pelo Gabinete do Futuro, da vereadora Ingrid Sateré Mawé, em parceria com o Impact Hub.

https://www.yvyrupa.org.br/2025/09/30/mudanca-climatica-cop-das-criancas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.