De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas serão incluídos em plano de internet e rádios comunitárias

11/10/2025

Fonte: Amazonia Atual - https://amazonasatual.com.br



MANAUS - O Ministério das Comunicações anunciou, nesta sexta-feira (10), uma frente de cooperação com o MPI (Ministério dos Povos Indígenas) para incluir territórios e comunidades originárias no Plano Nacional de Inclusão Digital, além de preparar um edital de rádio comunitária para essas regiões.

A iniciativa, segundo o governo, é para proporcionar conectividade, fornecendo computadores e laboratórios, para garantir o acesso a serviços, a cultura e as línguas locais e que as comunidades produzam conteúdo próprio.

O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, disse que "a tecnologia aproxima pessoas, facilita o acesso a serviços públicos e dá voz às culturas que são base na formação do nosso país". Segundo ele, o objetivo é usar a conectividade como ferramenta de cidadania e desenvolvimento social.

Entre as ações em andamento estão a instalação de antenas via satélite no território Yanomami para melhorar serviços de saúde, doação de computadores e laboratórios de informática para povos Guarani Kaiowá e aldeias no Mato Grosso do Sul, além do reforço da infraestrutura de telecomunicações em Belém (PA), beneficiando ribeirinhos, quilombolas e indígenas. O programa Norte Conectado prevê a instalação de 12 mil km de fibra ótica na Amazônia, atingindo 70 municípios e cerca de 10 milhões de pessoas.

O edital de rádio comunitária será elaborado em conjunto com o MPI e tem como objetivo fortalecer a identidade cultural, preservar línguas e melhorar a circulação de informações locais. "Quando um jovem indígena domina um meio de comunicação ou cria conteúdo, ele eleva sua história, sua língua e sua cultura", afirmou Siqueira Filho.

Atualmente, o país conta com 11.500 estações de rádio, das quais quase 5.300 são comunitárias, mas ainda há 1.375 municípios sem rádios locais. O novo edital de outorgas abrangerá 482 municípios de seis estados e do Distrito Federal, ampliando a participação de rádios indígenas no sistema nacional.

Desde 2023, o programa Computadores para Inclusão entregou 1.158 máquinas para 134 organizações indígenas. O MPI e o MCOM afirmam que o edital específico para povos indígenas será lançado em breve.

https://amazonasatual.com.br/indigenas-serao-incluidos-em-plano-de-internet-e-radios-comunitarias/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.