De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo do Pará inaugura parque de bioeconomia, obra da COP30

06/10/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Governo do Pará inaugura parque de bioeconomia, obra da COP30
Projeto de 6.000 m² integra ciência, tecnologia e saberes tradicionais
Parque custou cerca de R$ 300 milhões e inclui centro de negócios, coworkings e incubadoras

06/10/2025

O Governo do Pará inaugura nesta terça-feira (7) o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém, uma das principais obras da COP30. A conferência ocorrerá no mês que vem na cidade.

Estruturado nos antigos Armazéns 5 e 6 do Porto de Belém (Projeto Porto Futuro), o complexo de 6.000 m² está sendo anunciado pela gestão estadual como o maior polo de bioeconomia da América Latina e o único parque tecnológico do mundo a usar a bioeconomia florestal, integrando ciência, tecnologia e saberes tradicionais.

A obra custou cerca de R$ 300 milhões e inclui um centro de negócios, com coworkings, incubadoras e a Escola de Saberes da Floresta, além de um Laboratório-Fábrica, para pesquisa e desenvolvimento e produção experimental de alimentos e cosméticos a partir de insumos florestais.

O governador Helder Barbalho (MDB) diz que a obra é um "legado em escala global" da conferência climática da ONU. O objetivo é transformar a biodiversidade amazônica em negócios de alto valor agregado, gerando renda para comunidades tradicionais e startups do setor.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/10/governo-do-para-inaugura-parque-de-bioeconomia-obra-da-cop30.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.