De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Iphan faz vistoria técnica em sítio arqueológico no Amazonas

09/10/2025

Fonte: IPHAN - https://www.gov.br/iphan/pt-br/



Iphan faz vistoria técnica em sítio arqueológico no Amazonas
A ação ocorreu em Santo Antônio do Içá, no Alto Solimões, e teve como objetivo o levantamento e a avaliação das condições de preservação do Sítio Arqueológico Presidente Vargas, do Acervo Arqueológico da Comunidade e de sua regularização

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas realizou, entre os dias 8 e 9 de outubro, uma vistoria técnica no município de Santo Antônio do Içá, no Alto Solimões. A ação, conduzida pelos arqueólogos Jaime Oliveira e Marco Túlio, teve como objetivo o levantamento e a avaliação das condições de preservação do Sítio Arqueológico Presidente Vargas, do Acervo Arqueológico da Comunidade e de sua regularização.

A vistoria foi realizada a partir de solicitação do Ministério Público Federal (MPF) e integra o plano de fiscalização 2025 do Iphan, que prioriza o acompanhamento de bens arqueológicos localizados em áreas de risco ou de comprovada relevância científica.

Segundo Jaime Oliveira, o Sítio Presidente Vargas apresenta alta concentração de fragmentos cerâmicos associados à Tradição Polícroma da Amazônia, especialmente da Fase Guarita (séculos 8 a 16 D.C), o que reforça sua importância para a compreensão das ocupações humanas pré-coloniais na região do Alto Solimões. "O sítio está situado em uma área de expansão urbana, com presença de uma comunidade indígena e ribeirinha. Além dos vestígios arqueológicos, há um pequeno acervo doméstico sob a guarda do cacique Francisco Barroso Laranhag, composto por materiais encontrados durante obras na comunidade", explicou o arqueólogo.

O Sítio Arqueológico Presidente Vargas está inserido em uma área de Terra Preta Indígena (TPI), em uma região de rica biodiversidade e abundantes recursos hídricos - características que indicam seu uso ancestral como território estratégico de ocupação por populações pretéritas.

Durante a visita, a equipe do Iphan realizou o reconhecimento de campo, fez registro fotográfico e o georreferenciamento (técnica que permite a localização precisa de objetos e áreas, através da associação de informações geográficas, como latitude, longitude e altitude) da área, além de promover um diálogo com a comunidade local sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico.

De acordo com a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, a ação reforça o compromisso do Instituto com a salvaguarda dos bens arqueológicos amazônicos. "Essas missões são fundamentais para garantir a identificação, o registro e o acompanhamento técnico, sobretudo na região do Alto Solimões, onde os sítios arqueológicos convivem de forma próxima com comunidades tradicionais e indígenas", destacou.

O Iphan dará continuidade às análises técnicas e incluirá o Sítio Presidente Vargas no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA), fortalecendo as ações de preservação e conscientização junto aos moradores locais.

https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/iphan-avalia-condicoes-de-preservacao-de-sitio-arqueologico-e-acervo-em-santo-antonio-do-ica
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.