De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF na COP30: evento em Belém debate justiça climática e socioambiental

17/10/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) realiza, nas próximas segunda e terça-feira (20 e 21), o evento "MPF na COP30", em Belém (PA). A iniciativa integra as ações preparatórias do MPF para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será sediada em novembro de 2025 na capital paraense.

Promovido pelas Câmaras de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR), de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR) e pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), em parceria com a Procuradoria da República no Pará, o evento busca fortalecer a atuação institucional do MPF na agenda climática e socioambiental, com ênfase na defesa dos direitos humanos, no enfrentamento das desigualdades e na transição ecológica justa.

A programação conta com painéis temáticos sobre licenciamento ambiental, criminalidade ambiental, racismo ambiental, litigância climática, ocupação irregular de terras e participação social de povos e comunidades tradicionais nas políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O evento será realizado na Procuradoria da República no Pará (Rua Domingos Marreiros, 690 - Umarizal, Belém), com transmissão ao vivo pelo canal do MPF no YouTube. A participação é aberta ao público e à imprensa, limitada à capacidade do auditório.

https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr2/2025/mpf-na-cop30-evento-em-belem-debatera-justica-climatica-e-socioambiental
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.