De Povos Indígenas no Brasil

News

50 alunos indígenas Waimiri Atroari concluem o Ensino Fundamental em projeto da UFRR

04/11/2025

Autor: Raisa Carvalho

Fonte: Folha BV - https://www.folhabv.com.br



Cinco décadas após o início da luta por educação em seus territórios, o povo Waimiri Atroari celebra uma conquista histórica. No último sábado (1o), cinquenta alunos indígenas concluíram o Ensino Fundamental I por meio do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Colégio de Aplicação (CAp/UFRR). A cerimônia de certificação ocorreu no Núcleo de Apoio Waimiri Atroari (NAWA) e reuniu professores, representantes da universidade e toda a comunidade local.

O projeto, que integra a política institucional da UFRR de inclusão e fortalecimento da educação intercultural, tem como base a Pedagogia da Alternância. O método combina períodos de aprendizado na escola e na comunidade, articulando os saberes tradicionais dos Waimiri Atroari com os conteúdos formais da educação básica.

Na primeira etapa do curso, foram realizadas 150 horas de tempo-escola e 150 horas de tempo-comunidade. As atividades de tempo-escola acontecem em espaços institucionais, enquanto o tempo-comunidade ocorre nos territórios indígenas, integrando o ensino às práticas cotidianas de agricultura, caça, pesca, extrativismo e convivência social. Essa metodologia garante que o conhecimento acadêmico se desenvolva em sintonia com a vida e a cultura do povo indígena.

A aula inaugural do curso foi realizada em 16 de março de 2025, marcando o início de uma nova etapa no acesso à educação formal dentro da Terra Indígena Waimiri Atroari. A coordenadora do projeto, professora Edjane Scacabarossi, destacou que o principal objetivo é fortalecer a autonomia dos povos indígenas por meio da educação, sem desconsiderar suas especificidades culturais e linguísticas.

Durante a cerimônia de formatura, os participantes prestaram homenagem ao indigenista José Porfírio Fontenele de Carvalho, importante colaborador do projeto, e apresentaram a dança tradicional Maryba, símbolo de alegria, união e identidade do povo Waimiri Atroari.

O reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, ressaltou o valor simbólico e social da iniciativa. "Hoje reafirmamos o papel da UFRR em transformar realidades sociais, indo até as comunidades. Vir à comunidade indígena Waimiri Atroari foi um desafio maior, não só pela distância, mas também pela barreira linguística. Estamos felizes, pois vimos uma comunidade com grandes sonhos, e a UFRR se fortalece institucionalmente ao cumprir sua missão de transformar vidas", afirmou.

Iniciado em 2024, o projeto nasceu de uma parceria construída desde 2017 entre a universidade e a comunidade Waimiri Atroari, que vem participando de ações de extensão, cursos de formação e capacitação. A nova turma que inicia o Ensino Fundamental II representa a continuidade desse processo, consolidando o acesso à educação indígena como um direito e um instrumento de valorização cultural e social.

https://www.folhabv.com.br/cotidiano/50-alunos-indigenas-waimiri-atroari-concluem-o-ensino-fundamental-em-projeto-da-ufrr/#goog_rewarded
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source