De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Presidenta da Funai destaca demarcação e proteção das terras indígenas em encontro com o príncipe William

07/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Em encontro com o príncipe de Gales, William, nesta sexta-feira (7), em Belém (PA), a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, destacou que a demarcação e proteção das terras indígenas são fundamentais para a conservação do planeta. Acompanhada de lideranças indígenas do Brasil, a presidenta reforçou também a importância de parcerias para a proteção dos direitos e territórios indígenas e, consequentemente, para a conservação ambiental. O encontro foi realizado no Museu Emílio Goeldi, em paralelo às discussões do segundo e último dia da Cúpula do Clima, que ocorre na capital paraense.

Joenia Wapichana e as lideranças indígenas mostraram ao príncipe William a árvore sumaúma, uma das mais altas da Amazônia, que pode chegar a 60 metros de altura e dois metros de diâmetro. Para os povos indígenas, segundo a presidenta da Funai - indígena do povo Wapichana - a sumaúma é considerada a "mãe de todas as árvores" e representa o conhecimento, a ancestralidade e uma conexão entre mundos, além de ser utilizada pelos povos originários para fins medicinais.

"O nosso objetivo foi mostrar ao príncipe William a importância da floresta para os povos indígenas. A relação de harmonia que temos com a natureza, com a biodiversidade e o nosso modo sustentável de gerir nossos territórios são importantes para a conservação do meio ambiente e beneficia não só os povos indígenas, mas também os não indígenas", afirmou Joenia Wapichana.

A diretriz que orientará a participação da Funai na COP30 é a demarcação de terras como enfrentamento às mudanças climáticas e conservação da biodiversidade. De acordo com a presidenta da Funai, o príncipe de Gales disse que entende a importância da demarcação de terras e falou sobre a importância da COP não somente para os povos indígenas, mas também para o mundo. No encontro, ela reforçou ainda a importância de parcerias para a proteção dos direitos e preservação dos conhecimentos dos povos indígenas.

O encontro contou com a presença do coordenador geral das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Toya Manchineri; da representante da Coiab na Bacia Amazônica, Ângela Kaxuyana; da diretora do Instituto Juma, Juma Xipaya; e do coordenador-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Dinamam Tuxá.

Funai e Embaixada do Reino Unido
A parceria entre a Funai e a Embaixada do Reino Unido, iniciada em maio de 2023, prevê um apoio financeiro do governo britânico no valor de 1,2 milhão de libras com o objetivo de garantir e promover a proteção, recuperação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais das terras indígenas do Brasil.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/presidenta-da-funai-destaca-demarcacao-e-protecao-das-terras-indigenas-em-encontro-com-o-principe-william
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.