De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

MPF investiga omissão do governo Lula na educação de indígenas

10/11/2025

Autor: Robson Bonin

Fonte: Revista Veja - https://veja.abril.com.br/



MPF investiga omissão do governo Lula na educação de indígenas

No momento em que o mundo volta suas atenções para Belém, onde começa nesta segunda a COP30, evento que tem marcado o discurso do governo sobre defesa da Amazônia e proteção de seus povos originários, o MPF acaba de abrir um inquérito para investigar a gestão de Lula por omissão na execução de políticas educacionais em escolas indígenas do Acre.

Segundo a apuração, falta dinheiro para garantir um direito básico aos indígenas: a garantia de educação com material didático intercultural.

No caso em questão, desde 2023, o Grupo de Trabalho da Comissão de Educação Escolar Indígena do Estado do Acre, debate a produção de material didático na língua do povo Huni Kuin.

O trabalho é feito pelo professor Joaquim Maná em parceria com a professora Maria Inês, da UFMG, e mestres e professores Huni Kuin no âmbito do programa federal "ação saberes indígenas na escola".

Apesar de todo o trabalho, não há, segundo o MPF, dinheiro para imprimir o material didático. Além disso, o governo ainda não garantiu recursos para oferecer dois computadores necessários à realização de uma oficina de edição com os indígenas, prevista para 2026.

A investigação envolve, além do governo federal, a gestão do Acre. O inquérito tem duração de um ano e vai "apurar possível omissão da União e do Estado do Acre no cumprimento de seu dever de 'elaborar e publicar, sistematicamente, material didático específico e diferenciado, destinado às escolas indígenas".

https://veja.abril.com.br/brasil/mpf-investiga-omissao-do-governo-lula-na-educacao-de-indigenas/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source