De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Central da COP: no show do intervalo, os lances do primeiro tempo em Belém

15/11/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/blogs/central-da-cop/post/2025/11/central-da-cop-no-show-do-inter



Por ora, o melhor lance do jogo ficou por conta do chamado feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a COP adote um mapa do caminho para superar a dependência dos combustíveis fósseis

15/11/2025

O juiz André Corrêa do Lago vai apontar para o centro do campo em Belém neste sábado (15), encerrando a primeira semana da COP30. A partida segue empatada. Os jogadores africanos não querem saber de aprovar a lista de cem indicadores que serão usados como critério para o financiamento de políticas de adaptação às mudanças do clima. Argumentam que, para isso, precisam antes que os países ricos se comprometam a colocar o dinheiro na mesa. Há risco de que a decisão seja adiada para a COP32, que deve ocorrer na África. Haaaaja negociação. Por ora, o melhor lance do jogo ficou por conta do chamado feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a COP adote um mapa do caminho para superar a dependência dos combustíveis fósseis. Uma proposta formulada pela delegação da Colômbia circulou entre os países nesta semana. Em paralelo, a ministra Marina Silva conseguiu adesões de peso (Alemanha, França, Quênia, Reino Unido e Dinamarca) à iniciativa brasileira, que tinha apoio de 21 países até a tarde dessa sexta.

Escalação: Tratativa destravada

Corrêa do Lago já definiu a escalação da equipe de ministros de Meio Ambiente que receberão a bola, a partir de segunda-feira, para destravar as negociações mais atravancadas. Alemanha e Gâmbia serão os cabeças-de-chave no que diz respeito às políticas de adaptação às mudanças do clima. Quênia e Reino Unido assumem financiamento. México e Polônia ficam com transição justa.

Craque: o recado de Nobre
Nove dos mais importantes cientistas climáticos do mundo - dentre eles o brasileiro Carlos Nobre (foto) - publicaram um manifesto, sexta, explicando que a humanidade precisa reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 5% ao ano, o que só pode ser feito "eliminando rapidamente o uso de combustíveis fósseis". Completam, como quem diz o óbvio: "Isso é física".

A goleada do lobby do combustível fóssil
Como é praxe nas COPs, Belém foi tomada por políticos, ambientalistas e, claro, lobistas do combustível fóssil. Mais especificamente, 1.602, o que faz desta a COP com o maior número proporcional de lobistas desde que o mapeamento passou a ser feito, em 2021, pela coalizão Kick Big Polluters Out (KBPO). A delegação dos fósseis superou os representantes dos dez países mais vulneráveis à crise do clima - Chade, Eritreia, Guiné-Bissau, Ilhas Salomão, Micronésia, Níger, Serra Leoa, Somália, Sudão e Tonga - que, somados, têm 1.061 representantes na COP30.

Elemento surpresa - indígenas contam como o calor afetou o açaí

Sabe efeito borboleta? A tese de que um ato em um lugar modifica de forma imprevisível outro, mesmo eles não estando relacionados? É o que três indígenas da região do médio rio Negro exemplificaram na última quinta-feira, na Blue Zone, ao contar como as mudanças do clima têm afetado a frutificação do açaí (antes ocorria em maio, hoje em outubro) e o comportamento das queixadas (que têm invadido os roçados, por falta de frutos para se alimentar). O mapeamento das mudanças climáticas no cotidiano dos indígenas é coordenado pelo Instituto Socioambiental.

A voz das arquibancadas - o tribunal e a Cúpula dos Povos

Terminou nessa sexta-feira, na sede do Ministério Público Federal, em Belém, o Tribunal dos Povos, que julgou simbolicamente 21 casos de crimes cometidos contra o meio ambiente, como a expulsão de indígenas para a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, ou a dragagem feita pelo garimpo no rio Tapajós (o relatório final foi entregue ao MPF). Já neste sábado ocorre a Marcha Global por Justiça Climática, organizada pela Cúpula dos Povos - evento paralelo à COP que trouxe lideranças populares de 62 países à capital do Pará. A concentração está marcada para 8h30 no Mercado São Brás. A organização tem expectativa de juntar 30 mil pessoas.

https://oglobo.globo.com/blogs/central-da-cop/post/2025/11/central-da-cop-no-show-do-intervalo-os-lances-do-primeiro-tempo-em-belem.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.