De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Falta de consensos estende COP 30 para o fim de semana

21/11/2025

Autor: Waldick Junior

Fonte: A Critica - https://www.acritica.com



Conferência estava prevista para encerrar nesta sexta-feira, mas repete padrão de outras edições ao se estender para o fim de semana

Belém - Belém - Prevista para encerrar nesta sexta-feira (21), a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) deve se estender para o fim de semana em meio à falta de consensos entre os países negociadores, especialmente sobre o abandono gradual dos combustíveis fósseis.

Rascunhos divulgados no início da manhã indicaram alguns avanços importantes em outras áreas (saiba mais abaixo), mas a ausência total dos combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) foi a principal repercussão do dia.

Durante a manhã, o presidente da COP, André Corrêa do Lago, disse em uma plenária que os países precisam superar as diferenças para conseguir chegar a um acordo e assim enviar uma mensagem aos observadores. As nações voltaram a se reunir em seguida e, até a noite desta sexta-feira, não havia novos textos disponíveis.

Embora as reuniões não sejam públicas, nos bastidores a resistência a um mapa dos fósseis é atribuída, especialmente, aos países árabes. A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, dois dependentes do petróleo, teriam dito que o assunto é "inegociável".
Uma observadora das negociações afirmou para A CRÍTICA haver pouca expectativa de que os combustíveis fósseis entrem no texto da maneira como se esperava inicialmente - um caminho mais claro para a gradual redução do uso.

Avanços
Ainda assim, ela enxerga avanços importantes nos textos já disponíveis pela presidência. Um deles, mencionado também por outra observadora à reportagem, são os indicadores para adaptação climática.

Tratam-se de critérios a serem observados pelos países para fazer a necessária adaptação climática, previstos no Acordo de Paris, há dez anos, mas que avançaram com dificuldade nos anos seguintes.

Apesar disso, os rascunhos desta sexta trouxeram novos indicadores importantes, como a redução da falta de água associada à mudança climática ou a preparação de serviços de saúde para lidar com os problemas associados ao clima.

Fernanda Bortolotto, especialista em políticas climáticas da The Nature Conservancy (TNC) Brasil, avalia que outro ponto positivo está no texto do Plano de Trabalho de Investigação, que reconheceu os direitos dos povos indígenas e tradicionais sobre seus territórios como uma política de longo prazo para mitigação e enfrentamento das mudanças climáticas.

"Essa era uma demanda importante do movimento indígena aqui presente. É muito positivo ver que, além do protagonismo e do maior número de indígenas nesta COP, houve também reconhecimento formal dentro de um texto oficial", diz.

A especialista em política internacional do Greenpeace Brasil, Camila Jardim, afirma que um pequeno avanço dos textos é o compromisso com um Mecanismo de Transição Justa para reduzir a mudança climática. "É necessário para coordenar, apoiar e ampliar os esforços de transição justa em todo o mundo, mas ainda é fraco", diz.

https://www.acritica.com/amazonia/falta-de-consensos-estende-cop-30-para-o-fim-de-semana-1.389588
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source