De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai promove ação de cidadania e acesso a direitos sociais para o povo Wajãpi, no Amapá

25/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Cerca de 120 indígenas do povo Wajãpi foram atendidos com a emissão de documentação civil para acesso a benefícios sociais e serviços previdenciários. O acesso foi garantido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e instituições parceiras na primeira etapa de uma ação itinerante realizada de 15 a 21 de novembro, na Aldeia Aramirã e Comunidade do Riozinho, na Terra Indígena Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari, no estado do Amapá. O objetivo da ação foi o levantamento de documentos faltantes com vistas à emissão da documentação civil, além de reduzir barreiras de acesso aos direitos sociais, causadas pelas longas distâncias entre o território indígena e os centros urbanos.

A ação foi promovida pela Coordenação Regional do Amapá e Norte do Pará (CR-ANP), por meio da do Serviço de Promoção dos Direitos Sociais Indígenas (Sedisc). A iniciativa contou com a parceria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pedra Branca e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pedra Branca do Amapari.

Segundo a chefe substituta do Sedisc da CR-ANP, Karuá da Rocha Novais, havia uma demanda reprimida quanto à emissão de certidões de nascimento, atualização e inclusão de novos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e análise para o deferimento de benefícios como salário-maternidade, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria.

"Muitos indígenas precisam se deslocar até Macapá [capital do Amapá] para conseguir esses serviços, enfrentando dificuldades, pagando caro pelo transporte e sem condições adequadas de moradia e alimentação", relatou a servidora da Funai. Para Karuá, ações como esta são essenciais e precisam acontecer de forma contínua, com a presença de mais instituições parceiras como a Receita Federal e cartórios em futuras edições.

Direitos indígenas

O indígena Wyramapi Wajãpi confirmou as dificuldades logísticas para deslocamento até os centros urbanos e comemorou a iniciativa. "Aqui, conseguimos atender tanto a comunidade local quanto outras que vêm até nós. Isso ajuda muito, porque estamos distantes da cidade e o custo com transporte e hospedagem é alto", atestou.

Karapujano Wajãpi, vice-coordenador da Associação Wajãpi Terra, Ambiente e Cultura (AWATAC), também avaliou a ação como um avanço. "É uma grande satisfação quando a Funai traz atendimento até a aldeia, porque isso mostra que a equipe está cumprindo seu dever", afirmou.

Sanã Wajãpi, uma das representantes da Comunidade do Riozinho, reforçou a necessidade de ações contínuas. "Nós precisamos que vocês venham sempre fazer ações aqui, porque é muito difícil para nós irmos até Macapá. Muitas famílias não têm dinheiro para pagar transporte. É urgente que essas ações continuem acontecendo aqui."

A segunda etapa da ação itinerante está prevista para ser realizada entre 15 e 19 de dezembro, na BR-210, com um ponto fixo na Aldeia Manilha, para atendimento a indígenas da região do Maryry.

CR Amapá e Norte do Pará

A Terra Indígena Wajãpi fica localizada entre os municípios de Laranjal do Jari, Mazagão e Pedra Branca do Amapari. Os indígenas que nela vivem são atendidos pela Funai por meio da CR Amapá e Norte do Pará, localizada na capital Macapá.

A CR atua junto aos indígenas dos povos Galibi Marworno, Galibi Kali'na, Karipuna, Tiriyó, Katxuyana, Waiana, Aparai, Palikur e Waiãpi. Criada em 1987, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas nos estados do Amapá e Pará.

A área de atuação da CR Amapá e Norte do Pará abrange os municípios de Oiapoque (AP), Laranjal do Jari (AP), Pedra Branca do Amapari (AP), Monte Alegre (PA), Alenquer (PA), Almeirim (PA), Óbidos (PA) e Oriximiná (PA), e as Terras Indígenas (TIs) Waiãpi, Uaçá, Rio Paru d'Este, Parque do Tumucumaque, Juminã, e Galibi, onde vivem aproximadamente 13 mil indígenas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-promove-acao-de-cidadania-e-acesso-a-direitos-sociais-para-o-povo-wajapi-no-amapa
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.