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Em parceria com o IFG, Funai fortalece diálogo intercultural sobre a história e a identidade do povo Iny Karajá, em Goiás
26/11/2025
Fonte: Funai - https://www.gov.br
Discutir o apagamento dos povos indígenas na historiografia regional, estimular a produção de novos olhares sobre o povo Iny-Karajá e promover o reconhecimento de suas demandas políticas, culturais e históricas. Esses foram os principais objetivos da visita técnica realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) à Aldeia Buridina, no município de Aruanã (GO), em agosto de 2025. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanhou toda a atividade e explicou sobre a elaboração e implementação da política indigenista no estado de Goiás.
Com o tema "A invisibilização e o apagamento dos povos Iny-Karajá na produção historiográfica e no ensino de história em Goiás", a visita integrou o conjunto de práticas pedagógicas do IFG voltadas à formação de professores sob uma perspectiva intercultural, decolonial e antirracista, conforme diretrizes da Lei 11.645/2008. A norma estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os níveis da educação básica.
A visita reuniu 20 estudantes e professores do curso de Licenciatura em História do campus Goiânia e teve como resultado a coleta de materiais didáticos sobre os povos Iny-Karajá, que serão incorporados ao acervo do Laboratório de Ensino de História do IFG. Também será organizada no IFG uma Mostra sobre os Povos Indígenas Iny-Karajá, aberta à comunidade acadêmica e às escolas da rede pública.
O chefe da Unidade Técnica Local da Funai em Goiânia (UTL-GYN), Haroldo Resende, destacou que a presença da instituição contribuiu para o fortalecimento da educação intercultural e o diálogo entre saberes acadêmicos e conhecimentos tradicionais. Para ele, a participação da autarquia reforça seu papel como ponte entre as comunidades indígenas e as instituições de ensino e pesquisa.
"A participação da Funai também teve como foco qualificar as ações formativas que envolvem povos indígenas, assegurando que os projetos educacionais respeitem a autonomia, a diversidade cultural e os direitos coletivos das comunidades", explicou.
A visita
Durante a atividade, os participantes conheceram o território da comunidade Iny Mahadu, visitaram a Escola Estadual Indígena Maurehi e o Centro Cultural e Museu Maurehi. Também realizaram rodas de conversa com lideranças tradicionais, professores indígenas e artesãs locais. Os diálogos abordaram desde as práticas culturais e os modos de vida à margem do Rio Araguaia até os desafios enfrentados pela comunidade na preservação de sua identidade e no acesso a políticas públicas diferenciadas.
O IFG destacou que a experiência na Aldeia Buridina foi fundamental para a formação crítica de futuros professores de História, promovendo uma aprendizagem sensível e comprometida com a superação de estereótipos sobre os povos indígenas.
A iniciativa reafirma o compromisso conjunto da Funai e do IFG com a educação intercultural e o fortalecimento das identidades indígenas por meio do reconhecimento dos povos originários como sujeitos históricos e protagonistas da memória social e cultural do estado de Goiás.
UTL-GYN
A UTL da Funai em Goiânia é vinculada à Coordenação Regional Araguaia Tocantins (CR-ATO). As UTLs têm como atribuições fazer a interlocução com instâncias governamentais locais para o acesso dos povos indígenas a direitos sociais; implementar ações de promoção e proteção dos direitos sociais, de etnodesenvolvimento e de proteção territorial; implementar ações para a preservação e a proteção do patrimônio cultural indígena.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/em-parceria-com-o-ifg-funai-fortalece-dialogo-intercultural-sobre-a-historia-e-a-identidade-do-povo-iny-karaja-em-goias
Com o tema "A invisibilização e o apagamento dos povos Iny-Karajá na produção historiográfica e no ensino de história em Goiás", a visita integrou o conjunto de práticas pedagógicas do IFG voltadas à formação de professores sob uma perspectiva intercultural, decolonial e antirracista, conforme diretrizes da Lei 11.645/2008. A norma estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os níveis da educação básica.
A visita reuniu 20 estudantes e professores do curso de Licenciatura em História do campus Goiânia e teve como resultado a coleta de materiais didáticos sobre os povos Iny-Karajá, que serão incorporados ao acervo do Laboratório de Ensino de História do IFG. Também será organizada no IFG uma Mostra sobre os Povos Indígenas Iny-Karajá, aberta à comunidade acadêmica e às escolas da rede pública.
O chefe da Unidade Técnica Local da Funai em Goiânia (UTL-GYN), Haroldo Resende, destacou que a presença da instituição contribuiu para o fortalecimento da educação intercultural e o diálogo entre saberes acadêmicos e conhecimentos tradicionais. Para ele, a participação da autarquia reforça seu papel como ponte entre as comunidades indígenas e as instituições de ensino e pesquisa.
"A participação da Funai também teve como foco qualificar as ações formativas que envolvem povos indígenas, assegurando que os projetos educacionais respeitem a autonomia, a diversidade cultural e os direitos coletivos das comunidades", explicou.
A visita
Durante a atividade, os participantes conheceram o território da comunidade Iny Mahadu, visitaram a Escola Estadual Indígena Maurehi e o Centro Cultural e Museu Maurehi. Também realizaram rodas de conversa com lideranças tradicionais, professores indígenas e artesãs locais. Os diálogos abordaram desde as práticas culturais e os modos de vida à margem do Rio Araguaia até os desafios enfrentados pela comunidade na preservação de sua identidade e no acesso a políticas públicas diferenciadas.
O IFG destacou que a experiência na Aldeia Buridina foi fundamental para a formação crítica de futuros professores de História, promovendo uma aprendizagem sensível e comprometida com a superação de estereótipos sobre os povos indígenas.
A iniciativa reafirma o compromisso conjunto da Funai e do IFG com a educação intercultural e o fortalecimento das identidades indígenas por meio do reconhecimento dos povos originários como sujeitos históricos e protagonistas da memória social e cultural do estado de Goiás.
UTL-GYN
A UTL da Funai em Goiânia é vinculada à Coordenação Regional Araguaia Tocantins (CR-ATO). As UTLs têm como atribuições fazer a interlocução com instâncias governamentais locais para o acesso dos povos indígenas a direitos sociais; implementar ações de promoção e proteção dos direitos sociais, de etnodesenvolvimento e de proteção territorial; implementar ações para a preservação e a proteção do patrimônio cultural indígena.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/em-parceria-com-o-ifg-funai-fortalece-dialogo-intercultural-sobre-a-historia-e-a-identidade-do-povo-iny-karaja-em-goias
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