De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Semana Rede Katú fortalece articulação intersetorial e amplia acesso a direitos dos povos indígenas no sertão de Alagoas

05/12/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu, de 24 a 28 de novembro, a Semana de Fortalecimento da Rede Katú. A iniciativa levou ações de assistência social, orientação previdenciária e diálogo institucional às terras indígenas do Alto Sertão no município de Pariconha (AL). O objetivo foi ampliar o acesso a direitos e fortalecer a presença institucional na região.

A Rede Katú, cujo nome em tupi significa "belo", reúne povos indígenas do sertão de Alagoas na defesa de seus direitos, na preservação dos ensinamentos tradicionais e na promoção de condições dignas de vida em seus territórios. As atividades ocorreram no Cine Teatro Municipal de Pariconha e em diversas aldeias do Alto Sertão. A Semana Rede Katú apresentou o tema Avançando na Consolidação de uma Rede Intersetorial Junto aos Povos Indígenas do sertão de Alagoas.

A ação foi promovida pela Funai, por meio da Coordenação Regional (CR) Nordeste I, em parceria com as secretarias municipais de Pariconha e Água Branca (AL) nas áreas de assistência social, saúde e educação. Também houve apoio de outras unidades da Funai, incluindo a CR João Pessoa e a Unidade Técnica Local (UTL) Palmeira dos Índios, com atuação voltada à área previdenciária.

As equipes reforçaram às comunidades que os atendimentos previdenciários realizados com apoio da Funai e da Defensoria Pública são gratuitos, sem necessidade de pagamento para solicitações ou encaminhamentos.

Ao longo da semana, cerca de 450 indígenas participaram das rodas de conversa e das atividades formativas, enquanto 128 atendimentos foram realizados nas aldeias. A mobilização contou com o trabalho conjunto das equipes da Funai e de instituições parceiras, desde o planejamento das ações até a articulação com lideranças e o suporte técnico nos territórios.

Inauguração da UTL Pariconha

A programação teve início com a inauguração da Unidade Técnica Local (UTL) de Pariconha, marco importante para ampliar a presença institucional e a capacidade de atendimento às comunidades do sertão alagoano. Com o processo de reestruturação, a Funai ampliou o número de CRs de 39 para 43, as quais se encontram em fase de reorganização e implementação.

As Coordenações Regionais da Funai são responsáveis por implementar ações de proteção dos direitos indígenas, etnodesenvolvimento e gestão territorial e ambiental. As Unidades Técnicas Locais, antes denominadas Coordenações Técnicas Locais (CTLs), integram esta rede de atuação descentralizada e somam 227 unidades em todo o país - antes eram 225.

Rede Katú nas aldeias

Com a Rede Katú, a Funai esteve presente nas aldeias Karuazu, Jeripankó, Katókinn, Katókinn Nova Esperança, Koiupanká, Kalankó, Kraunã e Pankararu de Delmiro Gouveia, com ações de atendimento, orientação e formação sobre direitos sociais. A realização das atividades nos territórios reforçou uma relação descentralizada.

Durante as atividades, a diretora de Direitos Humanos e Políticas Sociais, Pagu Rodrigues, destacou que a Semana Rede Katú evidencia a importância da atuação territorial da Funai, especialmente em temas como os desafios ambientais da Caatinga, os avanços na educação indígena e o fortalecimento da segurança alimentar e previdência social.

Diálogo

Ainda em agenda em Alagoas, a diretora Pagu Rodrigues e a coordenadora-geral de Políticas de Seguridade Social, Andrea Prado, visitaram a comunidade Xukuru Kariri, em Palmeira dos Índios, onde se reuniram com lideranças e ouviram demandas relacionadas ao processo de homologação da Terra Indígena Xukuru Kariri.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/semana-rede-katu-fortalece-articulacao-intersetorial-e-amplia-acesso-a-direitos-dos-povos-indigenas-no-sertao-de-alagoas
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.