De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Yanomami do rio Cauaboris reafirma o seu desinteresse em relação à exploração mineral em suas terras

02/01/2005

Autor: Vanessa Brito

Fonte: Boletim CCPY - Comissão Pró-Yanomami, edição nº 10



Nós não queremos nenhum tipo de maquinário dentro da nossa área, pois nós, Yanomami, somos contra as balsas. Nós, Yanomami, queremos preservar os nossos rios, lagos, peixes e caça. Este é um trecho da carta assinada pelo Conselho Administrativo da Ayrca-Associação Yanomami do Rio Cauaboris e Seus Afluentes que foi enviada ao ex-presidente do Congresso Nacional, senador Antônio Carlos Magalhães, em 04.01.01. O conteúdo dessa carta foi uma reação a um requerimento enviado anteriormente ao referido senador (em 22.11.00), assinado por alguns índios, no qual era solicitada a colocação em pauta no Congresso Nacional da questão relacionada à exploração do subsolo das terras indígenas ou, caso fosse impossível, uma autorização especial para a exploração mineral em suas terras.

O episódio serviu para demonstrar que os Yanomami do Rio Cauaboris desconheciam o citado requerimento, como também para reafirmar o desinteresse pela exploração do subsolo de suas terras. Na carta-resposta, a Ayrca afirma que nunca teve participação na elaboração do referido requerimento e que esse foi produzido na ausência dos líderes e da diretoria da associação. Os autores do requerimento desautorizado pela Ayrca seriam, principalmente, o índio Júlio Góes e o militar conhecido como Sargento Félix, que serve no 5º BIS, em São Gabriel da Cachoeira(AM).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.