De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios Tingui-Botó reivindicam ampliação de suas terras

21/02/2001

Fonte: Ultimas Noticias site da Funai



Cerca de treze índios Tingui-Botó, de Alagoas, estão em Brasília, desde a semana passada. Eles vieram reivindicar a criação de um Grupo de Trabalho para proceder estudos antropológicos, com vistas à ampliação de suas terras. Eles ocupam, hoje, uma área de 122 ha, dividida em três glebas, umas da quais, adquirida pela própria comunidade. A terra que eles possuem é insuficiente para a sobrevivência física e cultural do grupo, haja vista que ele é formado por cerca de 500 pessoas, que precisam de tirar dessa terra o seu sustento.

A terra pretendida pelos índios é ocupada, hoje, pela Fzda. Ipióca, contígua às suas. É nessa fazenda que eles querem que sejam feitos os estudos, para comprovar a tradicionalidade da ocupação Tingui-Botó. A Funai já comprometeu-se com o grupo e irá proceder os estudos técnicos competentes, com previsão para o próximo exercício.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.