De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

'Dossiê Estado'

11/09/2004

Autor: ESTEVES, Claudio

Fonte: OESP, Fórum dos Leitores, p. A3



'Dossiê Estado'

A reportagem Aviões zelam pela saúde indígena (29/8) causou-nos profunda revolta pela declaração caluniosa sobre a nossa instituição de que teria sido constatado que o dinheiro era mal-usado. Segundo a matéria, uma auditoria realizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) detectou problemas na administração dos recursos pela ONG, que acabou sendo descredenciada. A Urihi, depois de cinco anos de trabalho exemplar, reconhecido mundialmente, conseguiu retirar a população ianomâmi sob sua assistência (7.500 índios) de uma situação de risco de extermínio devido à altíssima incidência de doenças e à ineficiência dos serviços de saúde prestados anteriormente pelo Estado brasileiro. Todas as prestações de contas dos recursos que a Urihi recebeu foram aprovadas pela Funasa e a citada auditoria não identificou nenhuma má gestão dos recursos, muito menos sugere o descredenciamento da Urihi. A Urihi decidiu em 2004 não renovar a parceria com a Funasa por discordar dos novos termos de convênio determinados pela chamada "Reforma da Saúde Indígena", que reservava para as ONGs, na prática, apenas a terceirização dos quadros de recursos humanos para a assistência nos distritos sanitários especiais indígenas. Esse tipo de parceria, aliás, foi considerado ilegal por nossa assessoria jurídica, por se tratar de mera triangulação para a contratação de recursos humanos para a execução de ações diretas do Estado.
Claudio Esteves, coordenador da Urihi, Boa Vista

O repórter Bruno Paes Manso responde: As informações foram obtidas a partir do Relatório de Informação de Auditorias Realizadas pela Funasa nas Organizações Não-Governamentais e em entrevista com o diretor do Departamento Indígena da Funasa, Alexandre Padilha. A Funasa reconhece agora que, apesar de ter sido objeto de auditoria, a Urihi não foi descredenciada para prestar serviços de saúde indígena. A ONG deixou de renovar convênio com a Funasa porque não houve acordo entre as partes em relação às novas especificações contratuais adotadas.

OESP, 11/09/2004, Fórum dos Leitores, p. A3
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.