De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Belo Monte preocupa entidades
21/09/2001
Fonte: O Liberal-Belém-PA
O Fórum de Carajás, que reúne entidades sindicais ligadas às questões agrárias e ao meio ambiente dos Estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, criticou a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira. Em nota distribuída à Imprensa, a entidade exige modificações no projeto original por ter sido alvo de inúmeras críticas por parte da comunidade local e de ambientalistas. Com a alteração, a aldeia indígena Paquiçamba, onde vivem cerca de 40 homens e mulheres, não será mais alagada. No entanto, outros grupos indígenas que vivem na região não foram levados em consideração. Mesmo com a área do lago principal reduzida de 1,2 mil hectares para 400 hectares, sem alteração da capacidade de geração de energia, a construção da hidrelétrica de Belo Monte atingirá diretamente duas mil famílias, diz a nota. A Eletronorte acredita ter conseguido um grande feito sócio-ambiental com as modificações no projeto, e nega o impacto direto sobre comunidades indígenas. Ela aposta em Belo Monte como a futura maior hidrelétrica do Brasil - a terceira maior do mundo, produzindo onze mil megawats- e, certamente, como a mais correta em termos ambientais. Sobre os estudos de impacto ambiental, o Fórum afirma que até agora as compensações não foram definidas, porque como esses estudos não estão concluídos, os impactos ainda são desconhecidos. É a Eletronorte, mais uma vez, a nos mostrar o perfil de uma empresa que enxerga nossos rios apenas como fonte geradora de energia.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.