De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ianomâmis irritados com obra sem autorização

21/02/2005

Fonte: JB, País, p. A4



Ianomâmis irritados com obra sem autorização

A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) deverá iniciar, nos próximos dias, as obras para ampliar de 1.100 metros para 1.500 metros a pista de pouso de Surucucus, na terra indígena ianomâmi. A reforma foi forçada pela decisão da Aeronáutica de substituir as velhas aeronaves Bandeirantes e Búfalo por outras de porte médio, como Brasília e Hércules (foto), que exigem mais espaço para aterrissagem e decolagem. A mudança não teria qualquer problema não fosse o fato de até agora a obra não ter Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima), apesar de se tratar de área indígena. Não bastasse a legislação ambiental estar sendo ignorada, os ianomâmis estão irritados com a decisão, pois já passaram por situação semelhante quando da construção da primeira pista. Reclamam ainda dos danos que a obra causa ao meio ambiente e da interferência dos operários no dia-a-dia da comunidade.

JB, 21/02/2005, País, p. A4
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.