De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Lógica sinistra

21/04/2004

Autor: KRAMER, Dora

Fonte: JB, Coisas da Política, p. A2



Lógica sinistra

O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, falou uma, falou duas, falou três vezes que não poderia condenar os índios da Reserva Roosevelt, em Rondônia, pelo assassinato de 28 garimpeiros, e não foi repreendido em nenhuma delas.
Lamentou formalmente as mortes, solidarizou-se oficialmente com a dor das famílias e, na prática, justificou o massacre sob o argumento de que os índios defendiam suas terras da espoliação branca.
"Sou humanista. Não acredito na morte nem na violência. Mas também não posso ficar condenando os índios por defenderem seu território. Os garimpeiros sabiam do risco", repetiu segunda-feira, já tendo tido tempo suficiente para refletir a respeito do que havia dito em seguida aos assassinatos.
O senhor Mércio vive a ilusão de que seja um humanista. Não é. Pela sua lógica, os proprietários de terras invadidas também teriam salvo-conduto para assassinar os sem-terra, pois igualmente estariam defendendo suas propriedades.

JB, 21/04/2004, Coisas da Política, p. A2
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.