De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Trukás derrubam torre de alta tensão

21/11/2001

Fonte: Jornal do Comercio-Recife-PE



Os índios da tribo Truká, que vivem na Ilha da Assunção, neste município, derrubaram ontem mais uma torre de alta tensão, que transmite energia para o projeto de reassentamento Pedra Branca, localizado em Curaçá (BA). Eles protestam contra a prisão do companheiro Adenilson dos Santos Viera, que responde a nove processos por falta de pagamento de pensão alimentícia, não reconhecimento de paternidade e assalto a mão armada na BR-428. A manifestação deixou revoltados os agricultores. Segundo eles a falta de energia e água já compromete as culturas de frutas e legumes dentro do projeto.
A primeira torre de transmissão foi derrubada na semana passada, depois que Adenilson Santos foi transferido para a cadeia pública. O líder dos Trukás, Adilson Santos, alertou que os protestos não vão ficar apenas na derrubada de duas unidades de energia, caso a Justiça não conceda a liberdade do integrante da tribo. "A gente tem que começar a impor senão a discriminação contra a nossa gente vai continuar existindo. Pedimos às autoridade que analisem nossos conceitos, até porque nós não somos bandidos", argumentou o líder Truká.
Ontem, o promotor de Cabrobó, Epaminondas Tavares, alertou que se os índios continuar com as ameaças, a Procuradoria Geral do Estado vao autorizar a entrada de policiais federais, civis e militares na aldeia para prender os responsáveis pela manifestação.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.