De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Partido de indios

15/10/2004

Fonte: O Globo, O Pais, p.11



Partido de índios
No interior de Pernambuco, PSTU elege dois vereadores indígenas
Letícia Lins
RECIFE. Partido de perfil urbano mas que mesmo assim não chegou a fazer um único vereador nas capitais na última eleição, o PSTU conseguiu eleger seus primeiros vereadores em Pernambuco: são dois índios que integrarão a bancada da oposição na cidade sertaneja de Carnaubeira da Penha, a segunda mais pobre do estado. O município, por sinal, elegeu cinco índios, que serão maioria numa câmara de nove vereadores.
O atikum José Francisco da Silva (Jatuxé) e o pancará Sevi Veronei disseram que escolheram o PSTU porque não pretendiam se filiar ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem ao PMDB do governador Jarbas Vasconcelos. O PSTU tem dez diretórios municipais e menos de mil filiados no estado. Em Carnaubeira da Penha, lançou nove candidatos, todos índios.
- Somos oposição a esses partidos oficiais e apoiamos o candidato do PT à prefeitura porque era o menos ruim. De qualquer maneira seremos oposição ao prefeito eleito, Manoel José da Silva (PL) - disse Jatuxé.
Segundo os novos vereadores, os índios são discriminados pelos programas.
- A comunidade indígena equivale a 40% da população da cidade, mas os benefícios dos recursos públicos só chegam à população branca - protestou Jatuxé.

O Globo, 15/10/2004, p. 11
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.