De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

PF investiga disparo em menor indígena

24/01/2004

Fonte: JB, País, p. A5



PF investiga disparo em menor indígena
Fazendeiros negam posse de armas

A Polícia Federal investiga como o índio Odeir Martins, de 15 anos, foi ferido na cabeça durante o confronto entre 250 índios e 300 fazendeiros ocorrido quarta-feira em Japorã (a 464 km de Campo Grande), Mato Grosso do Sul. O menor disse que levou um tiro de raspão no conflito e desmaiou em seguida. As lideranças indígenas afirmaram inicialmente que o ferimento era na nuca.

O cacique guarani Mãmãgá e os pais do adolescente, Paulo Francisco, 52 anos, e Paulina Martins, 58 anos, afirmam que ''Odeir derramou sangue por todos os índios'' que invadiram as fazendas.
- Além de tomarem nossa terra, ainda tiram o sangue de índio - disse o guarani Kanda, de 32 anos.

Segundo informações da PF, um laudo de corpo de delito definirá se o adolescente foi atingido por uma bala. O advogado dos fazendeiros, Geones Miguel Ledesma, afirmou ontem que seus clientes não estavam armados, apesar de em diversas fotos publicadas na imprensa eles aparecerem portando revólveres.
Agência Folha


JB, 24/01/2004, País, p. A5
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.