De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Promotor pede proteção a índios acampados

25/01/2002

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Inspeção constatou situação precária às margens da RS 786

Durante a visita, na manhã de ontem, aos índios caingangues de Iraí e Nonoai acampados junto à RS 786, no município de Imbé, o promotor de Justiça da Defesa Comunitária de Tramandaí, Amílcar Fagundes Freitas Macedo, constatou a precária situação dos indígenas. 'Há perigo à integridade física pela inexistência de acostamento', afirmou. Ele recomendará à prefeitura que desenvolva uma campanha médico-odontológica para as famílias e que providencie recipientes para lixo e a sua coleta. O promotor ainda solicitará ao Conselho Estadual dos Povos Indígenas o aumento de dois para seis banheiros químicos, alimentos para complementar, principalmente, a dieta das cerca de 50 crianças, lonas, três chuveiros e mais quatro pontos de água potável. Em contato com a direção regional da CEEE, Macedo também pediu a instalação de quatro pontos de luz na área. Ele pretende acionar a União, através do Ministério Público Federal. 'A Funai é omissa', criticou. No domingo, um menino caingangue foi atropelado ao atravessar a rodovia para pegar um presente oferecido por pessoas que estavam em um automóvel.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.