De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Uma ONG na Funai

30/09/1995

Fonte: Folha do Meio Ambiente, p. 11



Uma ONG na Funai

Agora é fato: Márcio Santilli será o presidente da Funai. A confirmação veio do ministro da Justiça, Nelson Jobim, na semana passada.
Márcio Santilli é uma daquelas figuras cuja vida sempre foi dedicada às questões sociais, notadamente ao índios, em particular.
Parlamentar pelo PMDB "histórico" de São Paulo, na legislatura de 1982186, integrou o grupo político próximo de Fernando Henrique Cardoso que se desligou do PMDB, fundando o PSDB.
Na Constituinte foi pessoa de ligação entre o Congresso Nacional e a Coordenação Nacional dos Povos Indígenas - articulação que reunia índios e ONGs de apoio. Grande parte das vitórias da causa indígena, escritas na Constituição, é creditada à sua habilidade de negociador.
Márcio Santilli fundou, no final da década passada, o NDI (Núcleo de Direitos Indígenas) uma das ONGs que mais se empenhou pela aplicabilidade da Constituição, notadamente nas demarcações das terras indígenas. Hoje, o NDI e o CEDI, pelo seu programa Povos Indígenas no Brasil, constituíram-se noutra ONG: Instituto Socioambiental que engloba ambientalistas e indigenistas.
Certamente ele terá muita coisa a fazer na Furai. Muita mesmo! A começar pelas questões vinculadas à demarcação das terras indígenas. Pelo menos 80% delas estão com problemas. Outro aspecto que não pode vacilar é quanto às religiões e seitas que diariamente invadem a cultura indígena.

Folha do Meio Ambiente, set 1995, p. 11
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.